Fitness

Sem segredo: personal ensina exercícios para deixar o abdômen trincado

Tauá Fernandes garante que abdômen definido é a junção de treino e dieta

Lívia Oliveira (liviaoliveira.ibahia@gmail.com)
- Atualizada em

Ter um abdômen sequinho e definido é quase sempre um desafio. Para alcançar esse objetivo, cuidado com as armadilhas de gel redutor ou faixa modeladora milagrosos. O personal trainer Tauá Fernandes garante que abdômen definido é o resultado da junção de treino e dieta. "Treino para hipertrofiar os músculos do abdômen e aumentar o gasto calórico e uma alimentação adequada é o que tira a camada de gordura da frente do músculo abdominal".

O treinamento deve priorizar exercícios que trabalhem a flexão do tronco, pois isso vai ativar toda a musculatura abdominal, reto, infra e oblíquos. O personal também indicou exercícios de estabilização e mobilidade.

Foto: reprodução
Vale lembrar que para alcançar uma mudança no físico de forma saudável é essencial buscar orientações com profissionais capacitados - educador físico e nutricionista. A avaliação prévia com base nos objetivos do indivíduo e o acompanhamento aumentam a eficiência do treino e da dieta.

Tauá Fernandes listou cinco exercícios que trazem mais resultado para quem deseja definir o abdômen. Confira:

1- Abdominal infra:
realizado com uma flexão do quadril, onde, em decúbito dorsal (posição de barriga para cima), o praticante eleva, simultaneamente as duas pernas uma posição de 90 graus e volta ao ponto inicial.

2- Abdominal reto: exige uma flexão de tronco, onde praticante, em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, fará uma flexão de tronco e quadril. Mantenha a cervical estabilizada durante o movimento.

3- Abdominal oblíquo:
também em decúbito dorsal, consiste tanto na flexão e rotação do tronco, quanto na flexão do quadril.

4- Prancha: a prancha é um exercício de estabilização, onde, em decúbito ventral (posição que deita de bruços) e apoiado pelos dois antebraços , é gerada uma força de contração isométrica durante o exercício, ativando além dos músculos abdominais, a lombar e glúteos.

5- Prancha lateral: é uma variação da prancha, onde, em decúbito lateral (posição deitada para o lado esquerdo ou direito), o praticamente irá, apoiado em apenas um dos antebraços, gerar uma força isométrica.

Foto: Nikolas/Thinkstock/Getty Images
O personal ainda alertou que é importante a junção de todos os treinos - musculação, abdominais e atividades aeróbicas.

"Temos que lembrar que nosso corpo é um máquina e não funciona de forma isolada. O treinamento aeróbico é eficiente na queima de gordura, a musculação acelera esse processo (devido ao ganho de massa magra e posterior utilização de energia para recuperar e manter essa massa magra) e o abdominal trabalha essa região com mais especificidade".



Dicas do especialista


- Evite trabalhar a mesma região todos os dias. O descanso é de extrema importância para conseguir o resultado almejado;

- Não compare seu corpo com o de outras pessoas;



- Siga as orientações do nutricionista;

- Evite fazer exercícios sem uma prévia avaliação.