Fitness

Sem tempo de ir à academia? Cinco exercícios físicos para fazer em casa

É possível fazer treinamentos dentro de casa com movimentos que melhoram o sistema cardiovascular e a resistência muscular

Agência O Globo
- Atualizada em

Muita gente alega não fazer exercícios físicos por não ter tempo nem dinheiro para academia. Se você é um desses, suas desculpas acabaram! É possível fazer treinamentos dentro de casa com movimentos que melhoram o sistema cardiovascular e a resistência muscular. Mas é preciso fazer com cuidado e com autorização médica, de preferência.

— Esses são exercícios que trabalham o corpo de uma maneira geral. Eles devem ser feitos alternadamente — diz o profissional de educação física Vilson Borges.

O segredo para um melhor resultado é praticar essas atividades num intervalo curto, o que ajuda a aumentar a intensidade dos movimentos. O ideal é fazer cada exercício por 30 segundos, com 15 segundos de descanso. A série com os cinco movimentos deve ser feita três vezes, totalizando, no máximo, meia hora.

— A sequência gera um desgaste cardiorrespiratório maior porque combina os exercícios aeróbicos com os de resistência, aumentando a eficiência — explica Vilson.

Mas, atenção: apesar de serem exercícios simples, há risco de lesão. — É bom ter um profissional para orientar se os movimentos estão corretos. Os exercícios são a pílula da vida. Então essas orientações evitam que a pessoa se machuque — alerta o ortopedista Marcello Serrão.

Mesmo que os exercícios sejam feitos em casa, é importante usar um tênis de impacto e roupas específicas para atividades físicas. Peças inapropriadas dificultam os movimentos e podem provocar lesões.