Fitness

Será que dá tempo de ter a 'barriga tanquinho' para o carnaval?

De acordo com especialista, é possível correr atrás do prejuízo com reeducação alimentar e exercício físico

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Está desesperada (o) para eliminar os quilos a mais do fim do ano? De acordo com Rafael Luciano de Mello, professor de educação física da Uninter, é possível correr atrás do prejuízo com reeducação alimentar e exercício físico. Mas, tenha cuidado com as promessas mágicas de emagrecimento.

Infelizmente, o profissional garante que não é possível compensar meses de hábitos alimentares ruins a tempo do carnaval 2019. A famosa dieta low carb, com redução da ingestão de carboidratos e aumento da proteína, e outras mais radicais podem trazer vários prejuízos à saúde.

Foto: reprodução
As dietas mágicas ignoram as necessidades nutricionais do corpo. O metabolismo precisa de calorias para funcionar corretamente, do contrário gera resultados negativos. Aumento do apetite, irritabilidade e até frustração de não conseguir alcançar o resultado desejado. Já os exercícios físicos em excesso pode sobrecarregar o corpo com risco de desenvolver graves lesões.

O especialista ainda indicou que o excesso de abdominais não vai deixar sua barriga tanquinho para o carnaval. Para eliminar a gordura localizada e definir a musculatura, é preciso associar vários exercícios – como corrida e musculação, com abdominais como complemento.



O que fazer para ficar em forma?

Segundo Rafael Luciano de Mello, você pode começar hoje e mirar no carnaval de 2020. "Depois de um ano inteiro de bons hábitos, o corpo fica bonito esteticamente. E o mais importante: saudável". Para te ajudar a começar o projeto fitness, o especialista preparou um passo a passo. Confira:

1.
Comece agora sua preparação para o próximo ano;
2. Busque a melhor atividade física para as suas necessidades;
3. Faça uma reeducação alimentar
4. Procure acompanhamento profissional;
5. Progrida aos poucos e respeite o ritmo natural do seu corpo;
6. Mude seu comportamento e seu corpo também mudará;
7. Seja constante e dedique-se ao longo de todo o ano.