Fitness

Será que você malhar certo? Confira a frequência de treino ideal para cada objetivo

A alimentação equilibrada é uma aliada para alcançar os objetivos com o treino

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está treinando? Você provavelmente já ouviu dizer que precisa praticar atividade física e ter uma alimentação equilibrada. Mas e a frequência dos exercícios? Isso vai depender do seu objetivo com o treino.

Foto: Reprodução
Vida saudável
As pessoas que estão treinando para ter uma vida mais saudável e se prevenir de doenças, como infarto e AVC, não precisam ir todos os dias para academia. De acordo com o American College of Sports Medicine, fazer cinco sessões de 30 min de atividade física moderada ou três treinos de 20 a 60 minutos mais pesado já são suficiente.

Atleta amador
Se você costuma correr e quer melhorar seu tempo, o ideal é treinar de três a quatro vezes na semana.

Emagrecer
Para reduzir medidas, o ideal é gastar mais calorias do que consome durante o dia. A frequência adequada de treino é de três a sete dias de atividade por semana.

Alta intensidade
As pessoas que praticam exercícios de alta intensidade precisam deixar o corpo descansar. O indicado é treinar dia sim e dia não.

Hipertrofia
Quem deseja alcançar a hipertrofia muscular, que consiste no desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele, precisa "bater ponto" na academia. Os resultados dependem de uma frequência mínimo de quatro ou cinco vezes por semana.  

Vale lembrar que não é indicado malhar o mesmo grupo muscular em dias seguidos, pois o músculo precisa de tempo para se recuperar e se desenvolver.