Fitness

Tem tendência para engordar? Estudo aponta os melhores exercícios para driblar a genética

Pesquisa com a participação de 18 mil pessoas, com idade entre 30 e 70 anos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Perder peso não é uma tarefa fácil, principalmente para pessoas que têm tendência à obesidade. Mas, uma pesquisa realizada pela Universidade de Taiwan apontou os seis exercícios mais eficazes para controlar o ganho de peso independente da genética.

O estudo analisou fatores como índice de massa corporal (IMC), percentual de gordura corporal, circunferência de cintura, circunferência de quadril e relação cintura-quadril. A análise contou com a participação de 18 mil pessoas da base de dados chinesa de pesquisa biomédica, com idade entre 30 e 70 anos.

Foto: Freepik.com
Segundo os autores da pesquisa, as modalidades mais indicadas para controlar o sobrepeso e a obesidade são: Jogging, ciclismo de montanha, caminhada, marcha atlética, dança e Yoga.

Essas modalidades ajudam a reduzir o IMC, mesmo em pessoas cuja genética as deixem mais propensas a terem peso excessivo. A recomendação para alcançar a perda ou controle de peso é praticar uma das modalidades pelo menos três vezes na semana, por no mínimo 30 minutos.

De acordo com o principal pesquisador do estudo, Wan-Yu Lin, atividades como ciclismo, alongamento e natação não conseguem evitar os efeitos da genética sobre a obesidade.