Fitness

Treino em clima de boate: academia de Salvador inova com Indoor Cycling

Academia Complexo H23, em Stella Maris, é a primeira em Salvador a oferecer ciclismo indoor com tecnologia e gameficação, através do sistema pay per use

Lívia Oliveira (liviaoliveira.ibahia@gmail.com)
- Atualizada em

Diversão e ciclismo intenso sem sair do lugar são os termos que definem o Indoor Cycling. A prática tem como objetivo melhorar o condicionamento físico dos indivíduos e ainda traz uma série de benefícios para saúde. Um espaço aconchegante, iluminação e playlist que lembram uma boate e um sistema interativo levam o praticante para diversos lugares do mundo.

Para entender como funciona a atividade física, o iBahia conversou com o diretor e proprietário da academia Complexo H23, localizada em Stella Mares, Charles Batalha, e com o coordenador de aulas coletivas, Jaddy Santtos. A Complexo H23 é a primeira academia de Salvador a oferecer essa modalidade de treinamento, dentro da própria grade de aulas coletivas.

Foto: divulgação
A bike utilizada na atividade, a Keiser M3i, tem um sistema que permite o aluno acompanhar, armazenar e gerenciar o seu rendimento antes, durante e depois do treinamento através de dispositivos eletrônicos.

"No estúdio, o aluno deve conectar o smartphone ou tablet via Bluetooth com a bike, que funciona com software Spivi. Esse sistema coleta dados, como frequência cardíaca, potência, velocidade, distância, energia e calorias queimadas, e combina com as informações pessoais de cada usuário (nome, foto do facebook, idade, etc) para gerar um relatório de desempenho", explicou Jaddy Santtos.

Após conectar o dispositivo eletrônico, o aluno se vê projetado em uma pista de ciclismo no telão do estúdio, como se estivesse em um game. A pista pode ter diferentes cenários, inclusive de pontos turísticos de outros países. "O praticante tem a sensação de estar pedalando na rua. A diferença de performance entre o ciclismo tradicional e o Indoor Cycling, com a bike Keiser M3i, é de apenas 5%", contou Charles Batalha.

Tipos de aula

O Indoor Cycling é indicado para todos os tipos de público, exceto para gestantes por ser um treino de alta intensidade. Jaddy explicou que na Complexo H23 existem cinco tipos de aula - de 30 a 60 minutos de duração. Confira:

Climb -
Aula que envolve montanha, onde a força muscular é proeminente.

Interval - Aula intervalada que inclui um teste para estimar o FTP (Functional Threshold Power ou Limiar de Potência Funcional) para controlar as intensidades durante a fase de trabalho e fase de recuperação.

Beats - Aula destacada pela música, emoção e diversão. Típica classe de ciclismo indoor.

Race - Aula competitiva individual, onde os alunos terão que superar os diferentes desafios.

Team - Aula competitiva, onde os alunos competem em equipes formadas aleatoriamente.

As cinco opções de aulas são indicadas para todos os níveis de condicionamento - iniciantes, intermediários e avançados. O ideal é que os alunos tenham uma frequência de no mínimo três dias por semana de Indoor Cycling.

O coordenador Jaddy garantiu que essa modalidade tem uma periodização mensal em que cada aula tem uma finalidade de treino. A evolução do praticante acontece com base nas informações registradas pelo sistema Spivi.



Músculos trabalhados no exercício e benefícios

De acordo com o coordenador, o Indoor Cycling trabalha coxa, perna (panturrilha), glúteo, quadríceps, os braços pelo apoio no guidão da bike, os músculos paravertebrais e ainda ativa o core. Os benefícios da modalidade para saúde são variados. Entre eles:

1- Melhora o condicionamento físico (resistência, aptidão e força);
2- Alivia o estresse e ajuda no tratamento da depressão;
3- Emagrece, a pessoa pode queimar em média 400 calorias;
4- Aumenta a socialização, por serem treinos em grupos;
5- Melhora a vida sexual, pela capacidade de tonificação da musculatura do corpo;
6- Ajuda na prevenção de doenças, como infarto;
7- Aumenta a imunidade;
8- Aumenta a capacidade respiratória.

Dicas
Jaddy indicou que é possível fazer Indoor Cycling em conjunto com a musculação. "A musculação é a base para qualquer atividade física. Ela ajuda na hipertrofia e também na melhora do desempenho no indoor. Em caso de treino conjunto, você pode fazer dois dias de musculação e de Indoor Cycling".

Vale lembrar a importância do acompanhamento de um profissional de educação física antes e durante qualquer tipo de treinamento, para evitar lesões e melhorar os resultados.

Complexo H23

A academia Complexo H23 conta com estúdio projetado para 18 bikes e oferece aulas de domingo a domingo, com horários pela manhã e pela tarde, até em feriados. "A academia inaugurou o estúdio de  Indoor Cycling nesta terça-feira (2) e já está tendo uma alta procura pelos nossos alunos", frisou Batalha.