Fitness

Tudo que você precisa saber para fazer exercícios no verão sem riscos

O verão é uma ótima oportunidade para diversificar as atividades físicas e sair um pouco da rotina

Redação Dino
- Atualizada em

O verão chega e traz com ele o período mais quente do ano em muitas cidades, principalmente, no Brasil. Ainda assim, essa é a estação preferida de muita gente. O sol intenso, o céu azul, tudo parece mais inspirador, mais bonito, até mesmo, mais motivador.

Isso vale também para quem é adepto da prática de esportes. O verão proporciona a sensação de mais ânimo para treinar, se exercitar ao ar livre. Não à toa, é fácil de ver muitas pessoas falando em "projeto verão" - que é uma forma de intensificar os treinos para chegar com o corpo "nos trinques" durante esse período.

Foto: reprodução
Mas é preciso redobrar a atenção. Durante o verão o clima fica mais seco e o corpo pede maior hidratação. O calor é mais intenso e é preciso maior proteção contra a ação dos raios UVA e UVB.

Dicas de esportes para praticar no verão

O verão é uma ótima oportunidade para diversificar as atividades físicas e sair um pouco da rotina. Abaixo estão listadas quatro sugestões de esportes para praticar no verão:

- Funcional: para quem não quer perder o ritmo da academia, que tal experimentar o treino funcional? Os exercícios usam o peso do corpo e não aparelhos para realizar as séries. Ajuda a sair da rotina e fazer atividades diferentes durante o verão.

- Natação:
tem coisa melhor do que nadar para se refrescar no verão? Além de aliviar o calor, o esporte é muito democrático e versátil. Dá para nadar em piscina, no mar, em rios. E por não ser uma atividade de alto impacto, a natação pode ser a melhor opção para essa época.

- Corrida: é um dos esportes mais legais para se praticar durante o verão por diversos motivos, mas, principalmente, para aproveitar o clima. É preciso cuidado com o horário, evitar momentos em que os raios solares estejam mais fortes. É fundamental usar roupa e calçados adequados.

- Bicicleta: outra atividade bacana para fazer ao ar livre no verão é andar de bicicleta. Além de passar uma sensação de lazer, o exercício trabalha diversas partes do corpo.



Dicas de cuidados na hora de praticar exercícios no verão


Tomar alguns cuidados é essencial para que os exercícios sejam proveitosos e não resultem em perigos para a saúde. A seguir, algumas dicas:

1 - Hidratação
O verão deixa o clima mais quente e seco. Para quem treina, a perda de líquido se torna ainda maior. É fundamental beber bastante água e hidratar o corpo. Suco, água de coco e bebidas isotônicas também são boas pedidas.

2 - Atenção com os horários

Durante o verão, o ideal é se expor ao sol no início da manhã ou no final da tarde. Esses são os horários em que os raios solares estarão menos intensos e agredirão menos a saúde da pele.

3 - Proteção
Filtro solar, roupas leves, óculos de sol, boné. Todo tipo de proteção é altamente recomendado para conseguir se exercitar com tranquilidade durante o verão.

4 - Alimentação
No verão é importante consumir alimentos menos calóricos, leves e frescos. Isso ajuda a quem quer perder peso, a quem vai praticar esportes e colabora para termos hábitos mais saudáveis.

Outra importante dica para praticar exercícios durante o verão é contar com orientação profissional. Especialistas ajudam a realizar as atividades da melhor forma possível, a dar limites para a empolgação e contribuem para o alto rendimento.