Fitness

Veja os motivos para inserir biomassa de banana verde no preparo de suas refeições

A biomassa serve para substituir espessantes nas receitas, como a farinha de trigo ou amido de milho, para engrossas e dar corpo aos alimentos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Está investindo em receitas saudáveis? Com certeza, você já deve ter ouvido falar da utilização da biomassa de banana verde como ingrediente de receitas doces e salgadas. O purê ou uma pasta feito com a polpa da banana verde cozida deixa as refeições mais nutritivas. A biomassa é rica em vitaminas, minerais, fibras e ainda tem baixo teor de açúcar.

A biomassa serve para substituir espessantes nas receitas, como a farinha de trigo ou amido de milho, para engrossas e dar corpo aos alimentos. Você pode preparar massas, rosquinhas, sobremesas e até sopas usando biomassa de banana verde.

Foto: reprodução
A Mundo Verde listou os benefícios de consumir biomassa de banana para saúde. Confira:

1- Melhora o funcionamento intestinal: o amido resistente pode atuar tanto como um prebiótico estimulando a proliferação de “bactérias do bem” no nosso intestino, como pode contribuir para o crescimento dos micro-organismos probióticos, que também são importantes para a manutenção da nossa saúde intestinal.

Além disso, sua ação é semelhante à das fibras no intestino, atuando inclusive nos quadros de constipação (intestino preso) e diarreia.

2- Diabetes: o amido resistente pode auxiliar no controle e prevenção do diabetes, pois tem baixo índice glicêmico, tornando sua digestão e absorção mais lentas. Deste modo, a glicose é liberada de forma gradual no sangue, não alterando os níveis glicose sanguínea;



3- Redução do colesterol: O amido resistente dificulta a absorção de gorduras e também ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).