Fitness

Veja os seis erros mais cometidos na hora do exercício aeróbico

Fazer só 10 minutos ou beber isotônico ao invés de água são alguns dos erros que atrapalham a corrida ou caminhada

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que o exercício aeróbico tem grande importância para a saúde física e mental todo mundo já sabe. Além de liberar neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, é uma ótima aliada do emagrecimento, pois queima calorias e acelera o metabolismo, evitando ainda doenças cardíacas. Entretanto, poucos sabem que para fazer efeito, ela precisa ser realizada da forma correta e sem acontecer regularmente.

Confira agora alguns erros que você pode estar cometendo na hora da corrida ou caminhada e corrija seu treino:

1. Realizar a atividade sem prazer ou vontade 

Ter o exercício como uma obrigação chata e monótona é terrível e extremamente desestimulante. Mais cedo ou mais tarde você vai  desistir porque acha isso um sofrimento. Fazer as atividades em grupo com amigos ou familiares são boas alternativas para continuar estimulado e curtir o momento do exercício. Ouça música, se divirta fazendo-o!

2. Se distrair enquanto faz o exercício 

Tem quem ache que não há problema em ler ou assistir à televisão enquanto corre ou caminha, mas isso é algo que deve ser evitado. Para que  o aeróbico surta efeito, você precisa aliar os movimentos a uma respiração cadenciada, concentrada, e isso exige atenção."Se distrair pode fazer o seu treino não evoluir, pois é necessário ter concentração na hora de praticar atividades para não comprometer a evolução pessoal", afirma a personal Paula Loiola. 

3. Não respeitar o seu corpo 

É necessário que você saiba o seu limite, especialmente se estiver começando. Assim como é necessária uma disciplina na hora das atividades, é imprescindível que você respeite e cuide do seu corpo, não forçando além da conta. Você deve se cansar, é normal, mas cuidado para exigir uma condição física que você não tem, como tentar se igualar ao seu amigo que já está há algum tempo na academia. Comece devagar e vá evoluindo aos poucos. 

4. Fazer só nos fins de semana

Para ter um preparo cardiovascular maior, é necessário que faça atividades físicas para além dos finais de semana somente. A personal Paula recomenda que, se a pessoa não costuma praticar atividade física, deve começar aos poucos, duas vezes por semana, e ir aumentando aos poucos. Quando sentir que o seu condicionamento físico melhorou, quando for ficando mais fácil, pode praticar todos os dias.

5. Fazer só uns minutinhos

Correr 10 minutos não vai fazer muita diferença no seu corpo. Se o que você quer é resultados, deve realizar a tarefa por no mínimo 30 minutos. Uma dieta balanceada também é essencial se o seu objetivo é emagrecimento: o gasto proporcionado pelo aeróbico deve ser acompanhado da menor ingestão de gordura.

6.Substituir a água por isotônico 

Segundo a personal, o isotônico é recomendado para atletas, que tem grande perda de água principalmente em atividades a ar livre. Para iniciantes ou amadores, o ideal é beber só água antes, durante e depois da atividade física.