Fitness

Vida fitness: saiba qual é o momento ideal para fazer abdominais

Você precisa ter atenção ao conjunto de músculos do abdômen, pélvicos e a lombar durante o seu treino

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer praticar atividade física da forma correta? Você precisa ter atenção ao conjunto de músculos do abdômen, da lombar e pélvicos. Essa região do corpo são essenciais para otimizar o desempenho no treino, corrigir a postura no cotidiano e ainda evita lesões.

Para fazer musculação ou atividades aeróbicas (corrida, remo e elíptico), o ideal é iniciar o treino com exercícios que trabalhem a região do abdômen, lombar e pélvis. Isso vai aquecer a musculatura, diminuir a sobrecarga a lombar e  ajudar na estabilidade do tronco durante as séries.

Foto: Reprodução / iStock.com


O que fazer para exercitar essa região?

Faça três séries de 10 a 15 repetições de pranchas, ponte unilateral e os abdominais.

- Tipos de pranchas: lateral, frontal, com toque de ombros e um pé apoiado, com abertura lateral de perna ou com movimento de quadris e torção.
- Tipo de abdominais (reto, oblíquo, com apoio ou perna elevada).



Pode fazer esses exercícios todos os dias?

Não. A musculatura dessa região assim como a do resto do corpo precisa de um período de descanso, que normalmente é de 48 a 72 horas, para se desenvolver e aumentar a força muscular.

Os abdominais, normalmente, são feitos junto com o treino para exercitar os músculos do abdômen, da lombar e pélvicos ou pode ser feito junto com o treino de perna.