Fitness

Xô inchaço! 5 dicas simples para evitar a retenção de líquido

A retenção de líquido não é uma doença, mas um problema que pode acontecer em pessoa saudáveis

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Percebeu ganho de alguns quilinhos e notou inchaço principalmente nas mãos, pés e pernas? Você pode estar com retenção de líquido. Em entrevista a 'Marie Claire', a nutricionista Elena Soria contou que isso acontece quando há um desequilíbrio entre as forças que regulam a passagem de líquido de uma zona para outra. A especialista afirma que a retenção de líquido não é uma doença, mas um problema que pode acontecer em pessoa saudáveis. Saiba como combatê-la:- Atente-se a quantidade de sal e gordura na sua alimentação: Quando ingeridos em abundância eles favorecem a retenção de líquido. Ao invés disso, prefira uma alimentação rica em potássio, ou seja, com muitas frutas e legumes, especialmente maçã, banana e pêra.


- Beba muita água: Parece clichê, mas a água irá realmente ajudar a limpar o organismo." A infusão de água com pepino e salsa funciona bem contra a retenção de líquido, ainda mais quando ingerida em jejum."


- Aumente o consumo de aspargo, abóbora e alcachofra: Esses alimentos purificam o organismo e ajudam o corpo a eliminar as toxinas desnecessárias.


- Pratique atividades físicas: Dê preferência por aqueles que estimulam as extremidades inferiores para ativar a circulação. Natação é ótimo, pois é um exercício que obriga a pessoa a mover as pernas. Se trabalha sentado, levante a cada uma hora e faça uma caminhada. E não se esqueça de mexer os pés e os dedos para cima e para baixo.


- Esqueça roupas muito justas: Meias e calcinhas também estão incluídas. Roupas justas só aumentam o inchaço porque prendem a circulação, principalmente em viagens longas e avião.