FLICA

Coelba promoverá troca de lâmpadas convencionais por LED durante a Flica 2019

Empresa também promoverá a troca de material reciclável por desconto na conta de energia

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que será realizada entre os dias 24 e 27 de outubro, vai receber este ano diversas ações da Coelba. Além da rica programação literária e dos debates com a presença de importantes autores nacionais e internacionais, o público vai poder trocar lâmpadas usadas por LED, que são mais eficientes.

A Coelba também promoverá a troca de material reciclável por desconto na conta de energia e ações para falar da importância de utilizar a energia elétrica de forma segura e eficiente.

Os clientes da Coelba vão poder realizar a troca de lâmpadas incandescentes, halógenas ou fluorescentes com potência mínima de 15W; por lâmpadas LED, mais eficientes e com maior durabilidade. A economia de energia chega a cerca de 80% em relação às incandescentes. Para participar é necessário apresentar a conta de energia do último mês e não ter recebido mais de oito lâmpadas em projetos da Coelba nos últimos seis anos. O limite máximo é de cinco lâmpadas para cada conta contrato.

Projeto Vale Luz

Durante os quatro dias do evento, um caminhão do Projeto Vale Luz estará estacionando na Praça Principal de Cachoeira, das 09h às 17h. O público poderá realizar a troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de energia. Podem ser trocados materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene) e óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol e milho).  

Além de reduzir o valor da conta de energia, o Vale Luz tem o objetivo de estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.

As latinhas de alumínio possuem o maior valor entre os resíduos e podem ser trocadas por “merrecas”, moeda fictícia criada para o Projeto vale Luz. Durante a Flica, uma lata de alumínio valerá uma “merreca”, que poderá ser trocada pelos seguintes itens: lixeira para carro (1 merreca), Kit Educativo Paxuá e Paramim (1 merreca), copo Vale Luz (3 merrecas) e canudo de metal (5 merrecas).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FLICA 2019

Intervalo Nota 10

Durante os intervalos da programação da Flica, a Coelba, que é uma das apoiadoras do evento, fará o “Intervalo Nota 10”, com jogo de perguntas e respostas sobre o uso eficiente da energia elétrica e coleta seletiva, focado em crianças e jovens, com jogos recreativos que promovem o envolvimento com participantes e plateia. Quem acertar as perguntas receberá brindes exclusivos.

No Espaço Coelba, dentro da Flica, os visitantes vão poder participar de um “Circuito de Experiências Sensoriais”, através de caixas com vários elementos para serem tocados e sentidos por todo o caminho. O objetivo é chamar a atenção dos participantes para a importância da energia elétrica.   


Para encantar os visitantes e passar uma importante mensagem, repentistas vão usar a arte para falar do uso eficiente da energia. Através da cantoria com versos improvisados, serão passadas dicas de como economizar energia sem perder o conforto que ela oferece dentro de casa ou no trabalho. Os chamados poetas populares vão circular por todo o território da Flica durante o evento, que ocupa boa parte do centro de Cachoeira.