FLICA

Do cenário à programação: Fliquinha 2018 é um presente do dia das crianças

Espaço destinado ao público infantil conta com uma programação gratuita até domingo (14)

Isadora Sodré (isadora.sodre@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Com apenas 12 anos e uma paixão por história e por livros, Ângelo dos Santos não pestanejou quando pediu ao pai o presente de dia das crianças: "quero ir pra Fliquinha". E, é claro, o pai Hélio do Santos, morador de Santo Amaro, atendeu prontamente o pedido. "Considero esta iniciativa altamente positiva e influência muito às crianças a tomarem gosto pela leitura", disse.

Ângelo tem 12 anos e pediu para conhecer a Fliquinha como presente do dia das crianças (Foto: Isadora Sodré/iBahia)
O espaço da Fliquinha fica situado no Cine-Teatro Cachoeirano e possui uma programação gratuita destinada ao público infantil até este domingo (14). A curadoria deste evento que chama a atenção da criançada, que ocorre dentro do Festa Literária de Cachoeira (Flica), fica por conta de Lilian Gramacho e Mira Silva.
Lilian Gramacho e Mira Silva são as curadoras da Fliquinha (Foto: Diogo Andrade/Divulgação)
"Temos pela primeira vez um escritor internacional na nossa programação,  o autor argentino Gusti, além de outros nomes nacionais premiados e reconhecidos na área infantil. Pensamos uma programação vasta paras as crianças, intensificando as multilinguagens, teatro, música e contação de histórias", contou Lilian.
Foto: Diogo Andrade/Divulgação
Na programação, há um momento para um bate-papo do autor com o público infantil e também com os adultos. Lilian explicou o motivo de haver este diálogo com os pais. "O adulto é o mediador, é quem compra e seleciona o que a criança vai ler. A literatura tem que ser associada a prazer e não como uma lição, um dever", explicou.

Foto: Diogo Andrade/Divulgação
De acordo com Mira Silva, todos os detalhes foram pensados para atender este público infantil, desde o cenário até as atrações. "Queremos fazer com que todas as crianças que passem por aqui saiam apaixonadas por leitura. Fazer com que eles entendam que só através da literatura podemos viajar para qualquer lugar", afirmou.
Cenário é composto por centenas de flores feitas com papel jornal (Foto: Diogo Andrade/Divulgação)
O cenário da Fliquinha é outro elemento que sempre surpreende positivamente tanto o público infantil quanto o público adulto. Esta ano, ele foi composto por centenas de flores feitas com papel de jornal. "O cenário é um conteúdo dentro do pensamento da categoria. Deste o primeiro ano do evento sempre pensamos neste detalhe durante a curadoria. Nossa cenógrafa desde do início é Renata Mota e o cenário sempre está no lugar da criatividade, da imaginação", disse.