Futebol S/A

Liga mexicana de futebol quer patrocinador único como nas ligas americanas

Objetivo é que uniformes, placas e redes sociais de todos os clubes estejam em um mesmo pacote comercial

Flankel Lima
- Atualizada em

A Liga MX, principal divisão do futebol mexicano, pode colocar em prática um forte projeto contra a crise financeira causada pela pandemia do coronavírus. O objetivo da competição é, não só vender os direitos televisivos de maneira conjunta, mas também negociar todos os uniformes das equipes para uma única marca, como ocorre na NBA, MLS e NFL.

“Temos que provar que o mercado paga mais se for negociado pela liga. Vamos perguntar ao mercado o que acham do uniforme de uma das três ligas mais importantes do continente, vamos ver o que o mercado nos diz. Tenho evidências e estou certo de que o mercado vai nos dar mais do que temos”, disse Mikel Arriola, presidente executivo da Liga MX.

A ideia do profissional é que, além dos uniformes vendidos conjuntamente, placas de publicidade nos estádios, backdrops e conteúdos nas redes sociais também façam parte da entrega.

“Existem ativos que podemos comercializar melhor se os centralizarmos. Se centralizarmos algo que é negociado por muitas partes, é preciso gerar economia de escala e receber mais do que cada um dos participantes recebe. Estamos vendo quais ativos podemos colocar nessa cesta. É urgente devolver o fluxo de dinheiro às equipes para investir nos atletas, que é o que se investe. Isso para entregar o melhor possível ao público”, acrescentou Mikel.

Em um primeiro passo, haverá uma avaliação do valor de todos os uniformes das equipes da Liga MX e seus demais ativos (como perfis nas redes sociais). Em seguida, serão realizados concursos públicos para que os interessados ​​possam licitar e uma única marca fique com a concessão.

Desta maneira, poderemos ver clubes como América, Chivas, Cruz Azul, Pumas, FC Juárez, Tigres, Monterrey com o mesmo patrocinador.