Aprenda 5 maneiras de preparar o bacalhau para o almoço de Páscoa


O bacalhau é a estrela das mesas de almoço de Páscoa. O peixe pode ser preparado com azeite e batatas, de maneira tradicional, ou pode ganhar versões mais criativas, servido gratinado ou como recheio de torta. Escolha a sua maneira preferida de prepará-lo:

Ingredientes:

1 kg de bacalhau dessalgado em leite, limpo sem pele e sem espinhas
250 ml de azeite
500 ml de leite
500 g de tomate sem pele e sem semente
500g de cebola laminada
1 kg de batata cozida
50g de manteiga
1 maço de ervas (folha de louro, tomilho e alecrim)
80g de alho em lâmina
100g de ervilha fresca 
1 punhado de manjericão, salsinha e hortelã picados
4 punhados de croutons de pão (pão cortado em cubos pequenos e salteados em azeite, sal e pimenta)
Sal e pimenta ralada na hora a gosto
Modo de preparo:
Faça um refogado com 50 ml de azeite, cebola e o maço de ervas. Deixe refogar em fogo baixo até a cebola ficar bem macia, cuidado para não dourar. Adicione o tomate e cozinhe mais alguns minutos. Reserve. Com a ajuda de um esmagador, amasse grosseitamente a batata ainda quente e adicione a manteiga e sal. Misture e reserve.
Cozinhe o bacalhau no leite com um pouco de água, suficiente para cobrir o bacalhau. Retire o bacalhau antes da água ferver. Seque o bacalhau e grelhe em um fio de azeite, dourando de todos os lados. Leve ao forno entre 5 e 10 minutos para atingir o ponto de cozimento desejado. Reserve. Esquente o restante do azeite e doure o alho em lâminas, depois adicione as ervas picadas e as ervilhas. 
Montagem:
Disponha uma colher de purê rústico de batata no centro do prato. Por cima, disponha o refogado de cebola e tomate e depois o bacalhau. Regue tudo com o azeite de alho, ervas e ervilha. Finalize com os croutons.

Ingredientes:

800 g de bacalhau
1 cebola média picada 
3 dentes de alho picados 
3 colheres (sopa)  de azeite
2 pimentões vermelhos médios cortados em tiras 
1 pimentão verde médio cortado em tiras 
3 colheres (sopa)  de vinho branco seco 
2 xícaras (chá) de arroz branco cozido 
1/2 xícara (chá) de azeitona preta em rodelas 
Modo de preparo:
Um dia antes, lave bem o bacalhau e coloque-o sobre uma peneira mergulhado em água dentro de uma tigela, sem contato com o fundo. Deixe na geladeira e troque a água pelo menos quatro vezes. Na hora do preparo, escorra bem, cubra com água fervente e deixe descansar por 20 minutos. Retire a pele e as espinhas e desfie em lascas. Numa panela, em fogo baixo, refogue a cebola e o alho no azeite, junte os dois tipos de pimentão e cozinhe por um minuto. Acrescente o bacalhau e cozinhe por cinco minutos. Ponha o vinho e cozinhe por mais dez minutos. Junte o arroz ao bacalhau. Ponha azeitona e sirva.

Ingredientes:

1/2 kg de bacalhau dessalgado e desfiado
1/2 xícara (chá) de azeite
1 cebola em rodelas
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
1 e 1/2 kg de batatas cozidas e amassadas
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
2 xícaras (chá) de molho de tomate
20 azeitonas verdes ou pretas sem caroço picadas
Cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo:
Refogue o bacalhau no azeite. Junte a cebola e deixe dourar. Polvilhe o cheiro-verde e reserve. Misture a farinha de rosca com a batata e acrescente a metade do queijo ralado. Em um refratário untado faça uma camada com a batata. Regue com o molho de tomate e espalhe o bacalhau.
Cubra com a azeitona. Repita as camadas até terminar os ingredientes e polvilhe com o queijo ralado restante. Leve ao forno médio preaquecido para gratinar ligeiramente. Sirva quente acompanhado de arroz branco.

Ingredientes:

4 xícaras de molho branco
500 g de bacalhau desfiado e dessalgado
500 g de camarão limpo sem rabo
500 g de batata
sal a gosto
pimenta a gosto
cebola a gosto
alho a gosto
azeite a gosto
queijo parmesão ralado a gosto
Ingredientes para o molho branco:
1 litro de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo ou maizena
1 colher de sopa de manteiga
meia cebola picada
sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto.
Modo de preparo do molho branco:
Refogue a cebola com azeite sem dourar numa panela. Coloque meio litro de leite e uma colher de sopa de manteiga, misture e aguarde. Separadamente, bata a outra metade do leite com duas colheres de farinha de trigo. Depois, junte ao restante que está no fogo. Deixe o molho ferver até adquirir uma consistência mais grossa e tempere-o com sal, pimenta e noz moscada.
Modo de preparo do prato:
Descasque as batatas e corte-as em rodelas, tipo chips. Refogue o bacalhau na frigideira com alho e cebola. E grelhe os camarões à parte. Pegue um recipiente e forre o fundo com molho branco. Em seguida, faça uma camada de batata, uma com bacalhau e outra com os camarões. Repita até chegar à altura do recipiente (mínimo de duas vezes).  
Finalize a última camada com batata, um pouco de molho branco e queijo parmesão ralado grosso para gratinar. Coloque no forno a 200 graus por 30 minutos antes de servir.

Ingredientes para a massa:

4 ovos
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
Ingredientes para o recheio:
3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho picados
1 cebola picada
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas
500 g de bacalhau dessalgado e desfiado
Salsa picada a gosto
Modo de preparo:
No liquidificador, bata os ovos, o leite, o óleo, o queijo parmesão, o sal, a farinha e o amido de milho. Misture o fermento em pó.
Faça o recheio: em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Junte o pimentão, as azeitonas, o bacalhau e a salsa. Misture bem e deixe esfriar. Em uma fôrma com fundo removível, coloque metade da massa, o recheio e cubra com o restante da massa. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 35 minutos ou até dourar.