Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Cachaça Mineira: saiba mais sobre a bebida e aprenda receitas

Data foi escolhida por marcar o início da safra da cana-de-açúcar em Minas Gerais; bebida pode compôr drinks e pratos especiais

• 21/05/2013 às 14:28 • Atualizada em 02/09/2022 às 7:10 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
No dia 21 de maio se celebra o Dia da Cachaça Mineira. Este ano a cachaça tem muito que comemorar, pois agora deixou de ser “rum” e ganhou status de produto gourmet nos Estados Unidos, medida que era aguardada há pelo menos 40 anos. E também ganhou destaque em eventos como o Festival de Gastronomia Madrid Fusión, ou seja, 2013 é o ano dela: a brasileiríssima cachaça. Veja também Receitas: bolinho de chuva e chocolate quente para curtir fins de semana chuvosos A cachaça é genuinamente nacional. Sua história remonta ao tempo da escravidão quando os escravos trabalhavam na produção do açúcar da cana de açúcar. O método já era conhecido e consistia em se moer a cana, ferver o caldo obtido e, em seguida deixá-lo esfriar em fôrmas, obtendo a rapadura, com a qual adoçavam as bebidas.
A cachaça é uma das bebidas destiladas mais consumidas no mundo e a sua produção artesanal está concentrada no estado de Minas Gerais
Com o tempo esta bebida foi aperfeiçoada, passando a ser filtrada e depois destilada, sendo muito apreciada em épocas de frio. A cachaça está entre as três bebidas destiladas mais consumidas no mundo e Minas Gerais é o estado que concentra a maior quantidade de produtores de cachaça artesanal. O estado é o principal centro produtor, tem 8.466 alambiques que produzem 230 milhões de litros por ano.
Para celebrar a data, que tal aprender receitas que levam a tradicional bebida? Selecionamos três modos de preparo de diferentes delícias: picadinho de carne ao perfume de cachaça, brigadeiro de cachaça e a famosa caipirinha, drink brasileiro mais conhecido mundo afora. Confira:
Ingredientes 1 kg de carne (coxão mole, peito) 1 cebola grande picada 2 dentes de alho picados 1 folha de louro 1 lata de tomate pelado 1 colher sopa de extrato de tomate 2 cenouras em cubos 1 colher de sopa de melado de cana 80 ml de cachaça envelhecida em barris de carvalho 100 grs. de bacon defumado Suco de 1 limão Noz moscada a gosto Sal e pimenta do reino a gosto Modo de Preparo Tempere a carne com o alho, metade da cachaça, o suco de limão, a noz moscada, o sal e a pimenta do reino. Deixe marinar por 1 hora. Em uma frigideira bem quente, frite-os bacons até que fiquem bem dourados, acrescente a carne (sem o caldo da marinada), e doure-as bem de todos os lados. Acrescente a cebola picada. Coloque os tomates pelados com o seu suco, o caldo da marinada, o melado de cana, o extrato de tomate e a folha de louro. Cozinhe até a carne ficar bem macia e o molho ficar bem encorpado. Ajuste o sal e a pimenta e flambe com o restante da cachaça.
Dicas: Sirva o picadinho com arroz, feijão, farofa, ovo frito, banana da terra frita ou banana à milanesa, e uma boa dose de cachaça.
Fonte: Mapa da Cachaça / Chef Gui Mateus
Ingredientes 1 lata de leite condensado 150 g de chocolate ao leite 1 colher (sobremesa) de manteiga extra sem sal 1 tampinha de 20 ml de cachaça 100 g de chocolate ao leite ralado Modo de Preparo Coloque todos os ingredientes, com exceção da cachaça e do chocolate ralado, em uma panela. Mexa em fogo baixo. Quando o brigadeiro começar a encorpar, adicione a cachaça. Mexa até a massa soltar do fundo da panela. Coloque o brigadeiro pronto em recipiente limpo até que esfrie. Após frio, unte a mão com manteiga e enrole em bolinhas uniformes. Passe no chocolate ao leite ralado e coloque nas forminhas.
Tempo de preparo: 40 minutos Rendimento: 20 porções Fonte: Brigaderia Chic
Ingredientes 1 unidade(s) de limão 1 dose(s) de cachaça 3 colher(es) (sopa) de açúcar quanto baste de gelo picado(s) Modo de Preparo Descasque o limão, corte em quatro partes, tire os caroços e o filete branco do meio do limão. Esprema diretamente no copo (ou na coqueteleira) com a ajuda de um socador, juntamente com o açúcar. Acrescente o gelo e a cachaça. Agite bem e coloque em um copo decorado com uma rodela de limão. Você pode servir a caipirinha coada ou não. Fonte: Culinária CyberCook

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia