Chef ensina receita ideal para cada signo


A astróloga e chef americana Sabra Ricci lançou recentemente o livro “Chocolate para Arianos, Camarão para Taurinos”, com um cardápio elaborado especialmente para os nativos de cada signo do zodíaco. As receitas do livro foram elaboradas com base nos alimentos mais adequados para melhorar a saúde da parte do corpo regida por cada signo. 
Áries
Para o signo que rege o cérebro, Sabra selecionou o alecrim. A erva é conhecida por ampliar o funcionamento do órgão e, segundo a astróloga, é ideal para prevenir efeitos do excesso de pensamento dos arianos.

Ingredientes:

1 colher (sopa) de mix de temperos com pimentas variadas, sal, alho e ervas
1 colher (chá) de alho picado
1 colher (sopa) de alecrim fresco picado
1 colher (chá) de tomilho picado
1/4 xícara de mostarda escura
1/4 xícara de molho inglês
1/4 xícara de azeite de oliva
2 costeletas de cordeiro cortadas em tiras
2 ovos grandes
1 xícara de farinha de rosca
1 xícara de queijo ralado
Modo de preparo:
Em uma tigela pequena, misture o tempero, o alho, o alecrim, o tomilho, a mostarda, o azeite e o molho inglês. Disponha as costeletas de cordeiro em um recipiente raso e espalhe a mistura sobre elas. Cubra o recipiente, coloque-o na geladeira e deixe-o marinar por 24h. Depois, preaqueça o forno a 190 ºC, retire as costeletas da marinada e seque-as com papel toalha. Preaqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto. Sele a carne de todos os lados por 5 minutos. Tire do fogo e deixe descansar até esfriar. Em um recipiente, misture a farinha de rosca e o queijo ralado. Em outro, bata os ovos. Mergulhe as costeletas grelhadas nos ovos e passe-as na mistura de farinha e queijo ralado. Disponha-as em uma assadeira com o lado da gordura para baixo e asse por 20 minutos. Retire do forno e deixe descansar até 10 minutos. Corte-as em pedaços. Sirva.
Touro
O signo rege a tireóide e seu alimento é o cogumelo. No livro, Sabra afirma que ele é uma boa fionte de selênio e cobre, elementos importantes para a produção de hormônios da glândula. 
Ingredientes para a salada:

30 g de panceta picada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
3 dentes de alho picados
1 cebola roxa cortada em meias-luas
230 g de cogumelos portobello sem os talos e fatiados
1 maço grande de acelga lavado e fatiado
1 xícara de caldo de galinha 
Ingredientes para o vinagrete de mostarda:
1 colher (chá) de mostarda seca
2 colheres (sopa) de néctar de agave
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
1/4 xícara de azeite de oliva
Modo de preparo:
Aqueça uma panela em fogo médio-alto, adicione a panceta e frite até estar dourada e crocante. Tire-a da panela, coloque-a em um recipiente forrado com papel toalha e reserve. Mantenha a gordura na panela. Adicione o azeite e à manteiga à gordura da panela e deixe em fogo médio-alto. Junte o alho e a cebola e cozinhe de 2 a 3 minutos. Ponha os cogumelos e a acelga na panela e refogue, adicionando um pouco do caldo de galinha e mexendo. Em uma tigela, adicione a mostarda seca, o néctar de agave e o vinagre e misture. Adicione o azeite até emulsionar. Adicione metade da panceta ao vinagrete e misture à acelga. Sirva decorado com a outra metade da panceta
Gêmeos
O signo rege os pulmões e, por isso, a chef selecionou o peixe dourado para os geminianos. Segundo Sabra, ele possui elementos que protegem contra enfisema e outras inflamações pulmonares.

Ingredientes para o bechamel:

1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 1/2 colher (chá) de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de manteiga cortada em pedaços pequenos e congelados
2 colheres (sopa) de chalotas picadas
2 colheres (sopa) de gengibre fresco picado
1 xícara de suco de laranja fresco
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 xícara de creme de leite fresco 
Ingredientes para o dourado: 
4 filés de dourado de 150 g cada
sal e pimenta-d-reino moída na hora
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 150 Cº e a grelha a 190 Cº. Tempere o peixe com sal e pimenta a gosto. Sele os filés na grelha dos dois lados por cerca de 5 minutos e transfira-os para uma assadeira, cobrindo-os com papel-alumínio. Leve ao forno por 10 minutos. Em uma panela, aqueça o azeite e 1 1/2 de manteiga em fogo médio. Adicione as chalotas e o gengibre e refogue-os por cerca de 2 minutos. Adicione o suco de laranja e deixe levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe até que o suco reduza pela metade. Junte os pedaços de manteiga congelados, polvilhe wondra sobre eles e misture até derreter a manteiga. Finalize o molho incorporando o creme de leite à mistura na panela. Sirva o peixe com o molho
Câncer
O alho-poró foi o ingrediente selecionado pela chef para o signo que rege o estômag. Segundo ela, a escolha foi feita porque o alimento impulsiona o processo de digestão e fortalece o trato digestivo.
Ingredientes:

2 batatas vermelhas grandes
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva
3 alhos-porós cortados ao meio no sentido do comprimento e fatiados em tiras finas
1 xícara de cogumelos-ostra cortados em fatias finas
1 xícara de cogumelos crimini
1 colher (chá) de tomilho fresco finamente picado
sal e pimenta-do-reino
1 pão de massa azeda sem a casca e cortado em fatias de cerca de 2,5 cm
230 g de queijo fontina esfarelado
8 ovos grandes batidos
1 xícara de creme de leite fresco e leite em partes iguais
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 ºC. Fure as batatas com um garfo e leve-as ao forno por uma hora. Deixe esfriar, corte em fatias finas e reserve. Aumente a temperatura do forno para 190 ºC. Em uma frigideira, aqueça a manteiga e o azeite em fogo médio alto, adicione alho-poró, cogumelos e tomilho e refogue. Tempere com sal e pimenta e retire do fogo. Unte uma forma de 20 x 30 cm com óleo culinário em spray. Espalhe fatias de pão até cobrir o fundo da forma, polvilhe o queijo e, depois, coloque a mistura de alho-poró e cogumelos. Cubra tudo com fatias de batata. Em uma tigela, misture os ovos com a xícara de creme de leite fresco e leite, sal e pimenta. Coloque essa mistura sobre as batatas, deixe descansar por 5 minutos, leve ao forno por 1 hora e deixe descansar por 10 min antes de servir.
Leão
Para o signo do coração, o ingrediente selecionado foi a amêndoa, que ajuda a baixar o colesterol e diminui o risco de doenças cardíacas.
Ingredientes:

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
2 xícaras de açúcar cristal
16 colheres (sopa) de manteiga sem sal
5 ovos grandes
1/2 xícara de leite de manteiga
2 colheres (chá) de extrato de amêndoas
1 xícara de amêndoas fatiadas
Ingredientes para a cobertura: 
8 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de extrato de amêndoas
2 colheres (sopa) de água quente
1/2 xícara de queijo mascarpone amolecido
1 fava de baunilha cortada ao meio no sentido do comprimento e com sementes raspadas
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
peras fatiadas
Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180 ºC. Peneire a farinha de trigo com o bicarbonato de sódio e o sal; reserve. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média alta até a mistura ficar fofa. Em velocidade média, adicione os ovos, um a um. Adicione o leite de manteiga e o extrato de amêndoas; continue batendo. Adicione a mistura de farinha em velocidade baixa. Divida a massa em 2 formas untadas; cubra-as com as amêndoas. Asse de 40 a 45 min. Esfrie por 15 min. e desenforme sobre uma grade. Esfrie por 15 min. Na tigela pequena, misture o mascarpone e as sementes da fava de baunilha em velocidade média. Em outra tigela, misture a manteiga e o açúcar de confeiteiro em velocidade baixa. Adicione o extrato de amêndoas e a água; bata até ficar homogêneo. Faça furos na superfície do bolo, espalhe o creme; deixe por 30 min. Derreta a manteiga, adicione o açúcar mascavo e mexa. Misture as peras e cozinhe em fogo baixo por 5 min., mexendo. Sirva o bolo com o mascarpone.
Virgem
A abóbora é o ingrediente indicado para o signo que rege o sistema nervoso, pois o alimento é rico em vitaminas e minerais que ajudam a gerenciar o estresse. Segundo a autora, o alimento também faz com que os virginianos fiquem mais descontraídos.
Ingredientes para os cupcakes: 

2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar granulado
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada
1 pitada de cravo moído
3 ovos grandes
1 xícara de óleo vegetal
2 xícaras de abóbora cozida e amassada
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de nozes o pecãs picadas
Ingredientes para a cobertura:
3 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
225g de cream cheese; 
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida
1 1/4 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de gengibre cristalizado cortado em tiras finas 
Modo de preparo: 
preaqueça o forno a 180 ºC. Em uma tigela, junte todos os ingredientes secos peneirados e reserve. Com o mixer, bata os ovos, o óleo, a abóbora amassada e o extrato de baunilha por 3 minutos. Adicione os ingredientes secos gradualmente à mistura de abóbora. Misture 1 xícara de nozes tostadas. Forre duas formas de muffins com formas de papel. Divida a massa nas formas. Asse os cupcakes por 20 a 25 minutos até que, ao inserir um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Deixe esfriar. Em uma tigela, misture o açúcar de confeiteiro, o cream cheese, a manteiga e o extrato de baunilha. bata até ficar fofo. Cubra os cupcake frios com essa mistura e decore com gengibre caramelizado.
Libra
O queijo burrata foi escolhido para os librianos porque auxilia os rins, órgãos regidos pelo signo. “Com baixo nível de colesterol, essa variedade de muçarela pode ser favorável aos que têm problemas renais e aos que desejam ou precisam evitar o colesterol”, diz Sabra no livro.
Ingredientes: 

1 kg de tomates-cereja cortados em 4 partes
1/4 xícara de azeite de oliva
sal marinho
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal mais 4 colheres (sopa) cortadas em 7 ou 8 partes
6 dentes de alho fatiados no sentido do comprimento
30 folhas de manjericão lavadas e secas com papel toalha
1 xícara de vinho branco
4 bolas (70g) de queijo burrata
azeite de oliva extravirgem
creme balsâmico
Modo de preparo: 
Preaqueça o forno a 200 º C. Misture os tomates com metade do azeite de oliva e o sal. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno por 30 minutos ou até começarem a ficar com as bordas escuras. Retire do forno e reserve. Coloque o azeite de oliva restante e as 2 colheres de manteiga em uma panela de fundo grosso em fogo médio-alto. Adicione o alho e frite de 2 a 3 minutos, até começar a dourar. Junte os tomates assados, o manjericão e o vinho e abaixe o fogo. Deixe cozinhar por uma hora. Desligue o fogo e adicione as 4 colheres de pedaços de manteiga, mexendo até obter uma consistência cremosa. Divida os entre os pratos e acomode uma bola de burrata em cada um. Regue o queijo com o azeite e o creme balsâmico e sirva.
Escorpião
O signo rege os órgãos reprodutores e, por isso, a chef selecionou o mel como o ingrediente ideal. Em seu livro, Sabra afirma que o alimento era a fonte de muitos remédios para curar a impotência e melhorar a vitalidade no Egito antigo.
Ingredientes para os espetinhos: 

450 g de coxas de frango sem ossos e cortados em cubos de 2,5 cm
Ingredientes para a marinada:
1/4 xícara de molho de soja com baixo teor de sódio
1/4 xícara de mel; 1/4 xícara de suco fresco de laranja
1 colher (chá) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) de xerez seco
3 dentes de alho finamente fatiados
1 colher (chá) de gengibre descascado e em fatias finas
1/4 colher (chá) de pimenta vermelha em flocos
2 cebolinhas picadas
1/2 abacaxi fresco descascado e cortado em cubos de 2,5 cm
12 espetos de bambu de 15 a 20 cm
Modo de preparo: 
Coloque os cubos de frango em uma forma de vidro. Junte todos os ingredientes da marinada em uma tigela e misture bem. Derrame a marinada sobre os cubos de frango, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou durante a noite. Mergulhe os espetos de bambu em água por 30 minutos, antes de levá-los para a grelha. Retire o frango do refrigerador e insira os cubos nos espetos, alternando-os com pedaços de abacaxi. Preaqueça uma grelha a 200 ºC. Grelhe os espetinhos por 5 minutos de cada lado, ou até que o frango esteja cozido. Transfira para uma travessa e sirva imediatamente.
Sagitário
O signo rege o fígado, e o ingrediente selecionado para os sagitarianos foi o abacate. Segundo a chef, ele conté glutationa, que reage como antioxidante, turbinando o órgão. 
Ingredientes: 

4 abacates descascados e sem semente
1/2 cebola roxa finamente picada
1 pimentão sem pele e sem sementes finamente picado
3 dentes de alho picados em pequenos pedaços
1/2 xícara de coentro fresco picado, mais ramos de coentro para decorar
1/4 xícara de maionese
suco de um limão
sal de alho
sal e pimenta-do-reino moída na hora
450 g de carne de lagosta cozida e picada
1 limão cortado em fatias para decorar 
Modo de preparo: 
Amasse o abacate com pilão ou garfo em uma tigela média, até formar uma pasta espessa. Adicione os ingredientes restantes, exceto a carne de lagosta, os ramos de coentro e as fatias de limão e misture bem. Envolva-o com a carne de lagosta. Transfira o guacamole para uma tigela de servir e decore com fatias de limão e com os ramos do coentro. leve à geladeira por uma hora antes de servir.
Capricórnio
Para o signo que rege os ossos a chef escolheu o cravo. Segundo ela, os cravos são o tempero ideal para dentes saudáveis e ajudam a reduzir a inflamação da artrite.
Ingredientes: 

2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado
1 colher (chá) de alho fresco picado
1/2 xícara de molho chinês para churrasco
2 colheres (sopa) de molho de soja com baixo teor de sódio
2 colheres (sopa) de xerez seco
1/4 xícara de azeite
1 lombo de porco de cerca de 700 g
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 maçãs verdes descascadas, sem sementes e finamente fatiadas
1/2 xícara de sidra de maçã
1/4 xícara de calvados (destilado à base de maçã)
6 cravos inteiros
1/2 colher (chá) de sal 
Modo de preparo: 
Em uma tigela pequena, misture o gengibre, o alho, o molho chinês, o molho de soja, o xerez e o azeite. Despeje a marinada sobre o lombo de porco em um prato raso, cubra e deixe na geladeira durante a noite. Preaqueça o forno a 160 ºC. Transfira o lombo para uma forma e asse de 25 a 30 minutos, até a temperatura interna da carne estar em torno de 70 ºC. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos. Derreta a manteiga em uma frigideira média. Adicione as maçãs e cozinhe por 5 minutos. Junte a sidra, o cavados, os cravos e o sal. Deixe levantar fervura, reduza o fogo e ferva por 20 minutos. remova e descarte os cravos. Corte o lombo em medalhões. Disponha-os em pratos de servir e coloque uma colherada das maçãs e do molho sobre cada um. Sirva imediatamente.
Aquário
A cenoura foi a escolhida como ingrediente para o signo que rege o sistema circulatório. A escolha foi feita porque o alimento possui betacaroteno, antioxidante que reduz a pressão arterial e o colesterol.
Ingredientes: 

1 cebola grande picada
3 talos de aipo picados
3 alhos-porós, só a parte branca, sem os talos, cuidadosamente limpos e fatiados
1 colher (sopa) de gengibre fresco picado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
900 g de cenouras baby
3 talos de capim-limão cortados no sentido do comprimento e abertos
6 xícaras de caldo de galinha
350 ml de leite de coco
sal e pimenta-do-reino moída na hora
crème fraîche para enfeitar 
Modo de preparo: 
Em uma panela grande, amoleça no azeite a cebola, o aipo, o alho-poró e o gengibre em fogo médio, por 5 minutos. Adicione as cenouras, o capim-limão e o caldo de galinha. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe por 20 minutos ou até as cenouras ficarem macias. Retire a panela do fogo, remova e descarte o capim-limão. Adicione o leite de coco e deixe a sopa esfriar um pouco. Transfira a sopa para o liquidificador e bata até obter uma consistência cremosa, trabalhando aos poucos. volte a sopa para a panela, aqueça e tempere com sal e pimenta a gosto. Coloque em tigelas de servir e decore com o creme. Sirva imediatamente.
Peixes
O sistema imunológico é regido por este signo e, por isso, Sabra selecionou a aveia como o ingrediente ideal. Ela é rica em mangenês, aumentando a imunidade.
Ingredientes: 

16 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida à temperatura ambiente
1 xícara de açúcar granulado
1/2 xícara de açúcar mascavo claro
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 1/2 xícaras de farelo de aveia
1 xícara de cerejas secas
1 xícara de chips de chocolate branco
Modo de preparo: 
Preaqueça o forno a 180 º C. Na batedeira, misture a manteiga com o açúcar granulado e o açúcar mascavo até obter uma mistura fofa. Adicione os ovos, um por vez, e depois a baunilha. Em uma tigela separada, misture a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal, Com a batedeira em velocidade baixa, misture os ingredientes secos aso líquidos. Retire a tigela da batedeira e misture o farelo de aveia, a cereja e os chips de chocolate branco até incorporar. Com uma colher de sorvete, coloque porções da massa em uma form ade biscoitos, deixando um espaço de 5 cm entre eles. Asse de 9 a 11 minutos, até os biscoitos ficarem dourados. Transfira-os para um agrade para esfriar.

Fotos: Reprodução / Getty Images