Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Acredita em simpatia? Aprenda a fazer o nhoque da fortuna

Uma lenda italiana conta que uma família alcançou a fortuna depois que serviu nhoque para um andarilho

Redação iBahia • 29/05/2018 às 17:35 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A tradição italiana garante que todo dia 29 é o momento ideal para preparar um nhoque em casa. Essa tradição, tem relação com a lenda de São Pantaleão. Segundo a história, em um dia 29 de dezembro, o andarilho São Pantaleão perambulava por um vilarejo procurando comida até que uma família lhe ofereceu nhoque. Na ocasião, foram servidas sete bolinhas de nhoque em cada prato, após a refeição o andarilho foi embora e a família percebeu que embaixo dos pratos tinha uma moeda valiosa em cada um. Depois desse dia, a família passou a servir nhoque todos os dias 29 a quem pedisse.

Foto: Divulgação Finna


Para alcançar a fortuna assim como a família da lenda, você precisa colocar uma nota ou moeda debaixo do prato com nhoque (pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira). Em seguida, separe no prato sete nhoques e coma um a um, fazendo um pedido para cada. O dinheiro usado na simpatia não pode ser utilizado até o próximo dia 29.

A marca Finna separou uma receita de nhoque de abóbora com molho de tomate e manjericão para te ajudar a fazer a simpatia. Confira:

Ingredientes:

Massa:
- 500g de abóbora assada e amassada
- 1 xícara de farinha de trigo (sem fermento)
- 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal a gosto

Molho:
- 10 tomates picados em cubos
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho picados
- 3 galhos de manjericão
- Azeite
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Massa:

- Corte a abóbora ao meio, retire as sementes e embrulhe no papel-alumínio. Asse na temperatura de 250ºC por aproximadamente 30 minutos ou até ficar com a polpa bem molinha;
- Retire do forno, espere esfriar um pouco, retire a polpa e amasse. Adicione 2 colheres de azeite, misture as farinhas e o sal;
- Esta massa é mole, não pode ser trabalhada demais. Misture até os ingredientes até ficarem homogêneos;
- Abra a massa na bancada e faça rolinhos para cortar os nhoques. Cozinhe em água fervente com sal. Quando subirem pra superfície, é porque já estarão cozidos.

Molho:
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho em azeite. Coloque os tomates, o sal, a pimenta e o sal. Retire do fogo e adicione o manjericão. Adicione o nhoque já cozido e deixe apurar um pouco o molho.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia