Gastronomia

Ainda não sabe o que servir na Semana Santa? Aprenda três receitas deliciosas e fáceis de fazer

Não teve tempo de organizar o seu menu para o período sacro? Montamos um cardápio especial para você surpreender os seus convidados

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A Sexta-feira Santa ainda é amanhã, mas muitas famílias organizam os seus tradicionais almoços do dia há semanas. Se você ainda não faz ideia do que preparar para a refeição de amanhã, não se preocupe: montamos um cardápio especial para você não passar por perrengues na cozinha.

As receitas selecionadas não têm muito mistério em seus modos de preparo. Sardinha, salmão e uma saborosa mistura de cream cheese e cacau em pó são os protagonistas deste menu, que é completo como manda a regra, com entrada, prato principal e sobremesa.

A sardinha é fácil de ser encontrada e bem prática de ser preparada. O salmão é uma alternativa saudável e requintada aos que cansaram do onipresente bacalhau nas refeições desta época. E, como sobremesa, selecionamos uma deliciosa receita de torta de cream cheese e cacau em pó, para o paladar não sair do sabor mais consumido no período, o de chocolate.


Confira as receitas e leve muito sabor para a sua mesa nesta Semana Santa:

Ingredientes:

1 kg de batata 

Suco de ½ limão

½ xícara (chá) de maionese

2 latas de sardinha

1 xícara (chá) de ervilhas frescas aferventadas

2 tomates, sem pele e sementes, cortados em cubos

1 colher (sopa) de salsa picada

Sal e pimenta a gosto

Azeite para regar

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas na água com sal até ficarem macias. Escorra e, ainda quente, passe no espremedor. Em uma tigela, misture a batata, o suco de limão e a maionese. Em outra tigela, misture a sardinha escorrida e cortada em pedaços, a ervilha, o tomate, a salsa, o sal e a pimenta. Com um pouco de azeite, unte 6 formas de 10 cm de diâmetro, faça uma camada de batata, uma de recheio e a última de batata. Reserve um pouco de recheio para decorar. Pressione levemente e leve à geladeira por 2 horas. Na hora de servir, desenforme, decore com o recheio reservado e regue com o azeite.

Fonte: M de Mulher

Ingredientes:

1/4 xícara de suco de limão

Raspas da casca de 1 limão (usei o siciliano)

3 colheres de sopa de mel

2 colheres de sopa de coentro picadinho

3 colheres de chá de molho de soja

2 colher de sopa de azeite de oliva

4 porções de filé de salmão (ou 4 postas)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere os pedaços de salmão com sal e pimenta-do-reino e reserve. Retire as raspas do limão com cuidado para não pegar a parte branca da casca. Junte o suco do limão. Agora coloque o mel. Depois o shoyu. Em seguida, o azeite. Misture tudo muito bem. Acomode o salmão num refratário e cubra com o molho. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por uns 20 minutos. Depois desse tempo, retire o papel, regue com o molho e deixe por mais 5 minutos. 

Para acompanhar prepare umas batatas assadas, assim: coloque água para ferver. Quando estiver em ponto de fervura coloque as batatas (com casca) e deixe cozinhar por 10 minutos. Cuidado para elas não cozinharem demais; as batatas devem ficar “al dente”. Com uma faca vá fatiando a batata, sem chegar até o final para não desprender as rodelas, elas devem ficar presas embaixo. Coloque as batatas num refratário e regue com azeite, molhando entre as fatias. Coloque galhinhos de alecrim fresco entre algumas fatias da batata. Leve ao forno até que as batatas assem e terminem o cozimento. Enquanto o salmão e as batatas estão no forno. Faça uma saladinha de tomates cereja. Corte os tomates ao meio e tempere com azeite, sal e um pouquinho de vinagre. Retire o salmão e as batatas do forno e sirva imediatamente.

Fonte: A Cozinha da Cacau

Ingredientes:

1 pacote de biscoito tipo maisena

200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 gemas

7 colheres (sopa) de açúcar

½ xícara (chá) de Cacau em Pó (40 g)

350 g de queijo tipo cream cheese

raspas de 1 laranja

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Cacau em Pó para decorar

Modo de Preparo:

Triture o biscoito no processador e misture o com a manteiga. Amasse bem com as mãos, formando uma massa uniforme. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível pequena com esta massa. Leve à geladeira para que fique bem firme. Enquanto isso prepare o recheio: bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Peneire sobre este creme o cacau e acrescente o cream cheese em pedaços, as raspas de laranja e torne a bater, até formar um creme homogêneo. Bata à parte o creme de leite fresco em ponto de chantilly e misture o ao creme feito com o cacau. Retire a massa de biscoitos da geladeira, coloque por cima o creme e deixe na geladeira por pelo menos 3 horas, até que o creme fique bem firme (se preferir, deixe por 1 hora e meia no freezer). No momento de servir, polvilhe a superfície da torta com o cacau.

Dica: Se quiser a massa também com sabor de chocolate, acrescente 4 colheres (sopa) de Cacau em Pó.

Fonte: Garoto Receitas