Gastronomia

Aprenda a aromatizar o azeite e deixe massas, pães e saladas muito mais saborosas

A infusão pode levar ervas, temperos e pimentas e o resultado é uma delícia

Victor Villarpando, do Correio 24h

Por que ter uma opção só, podendo ter várias? Aromatizar o azeite de oliva abre um mundo de sabores. Literalmente. É que, em tese, qualquer erva ou tempero pode ser usado no processo. E a versatilidade não some com os adendos. “O produto final com limão siciliano, por exemplo, pode ser servido num ceviche. Se a ideia for acompanhar uma crostata, alecrim dá o gosto perfeito. Já trufas combinam bem com massas”, opina Vinicius Figueira, chef da Cantina du Vini e, em breve, do Ko Phai, que vai ter comidas tailandesas, indianas e japonesas.

Aprenda:

Foto: Angeluci Figueiredo / Correio


O frasco

O ideal é que seja de vidro. “Mas fundamental mesmo é esterelizar com álcool 70°”, explica Vinicius. Para a chef do Maria Margarida Atelier Gastronômico e professora da Ufba Andrea Torres, a cor também é importante. “Frascos escuros são os mais adequados por protegerem de luz”, pontua ela.

O azeite  
Pode ser virgem ou extravirgem, desde que não seja muito ácido. “Se o azeite for ruim, não adianta  aromatizar, que não disfarça. A qualidade está diretamente ligada a um bom resultado
final”, alerta o chef.


O sabor

Vale tudo: alecrim, pimenta, anis estrelado, cardamomo, canela, erva doce, trufas. “Só tem que saber dosar, para os ingredientes não acabarem roubando o sabor todo”, pondera Vinicius. Outra possibilidade apontada por ele é bater o azeite no liquidificador com coentro ou salsa e depois coar com pano.

Pegando gosto
O tempo mínimo sugerido por ele é de 15 dias. “Um trabalho com controle de temperatura rígido para não perder nutrientes, a depender da erva, pode durar até 3 meses”, diz Andrea. Bater a mistura no liquidificador ou macerar as ervas pode acelerar o processo. Para conservar, não é necessário guardar na geladeira. Exceto se forem ervas ou pimentas frescas.

Dica de chef - Vinicius Figueira (Cantina du Vini)

Ingredientes

Meio litro de azeite de oliva extravirgem, um galho de alecrim, 10 gramas de pimenta rosa, oito sementes de cardamomo, oito folhas de sálvia, seis dentes de alho.

Foto: Angeluci Figueiredo / Correio

Começo  
Depois de esterilizar o frasco com álcool 70° e esperar secar, coloque o alho, o galho de alecrim (não precisa desfolhar) e a pimenta rosa.
Foto: Angeluci Figueiredo / Correio

 Meio

Acrescente as sementes de carda- momo e a sálvia.
Foto: Angeluci Figueiredo / Correio

Fim  
Encha o recipiente de azeite extravirgem até cobrir completamente os demais ingredientes. Guarde por pelo menos quinze dias.