Gastronomia

Aprenda a deixar sua refeição mais saborosa

Para dar sabor a receita, não basta usar apenas sal e pimenta

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Os cozinheiros de mão cheia já estão cansados de saber que para dar sabor a receita não basta usar apenas sal e pimenta. Por isso, eles estão sempre testando novos temperos e ingredientes. Pensando nisso, a blogueira de culinária Julia Guedes separou uma lista de opções para deixar as refeições mais saborosas. Confira:

Foto: Reprodução

1 - Azeite de oliva
É um ótima fonte de gordura boa, que gera saciedade e traz muitos benefícios à saúde. Na hora de comprar, escolha os não refinados e mais frescos.

2 - Cebola e alho
Esses ingredientes combinados com o azeite trazem muito sabor ao prato. Além disso, são a base de várias receitas em diferentes culturas e carro-chefe da dieta mediterrânea.

3 - Ervas

Cebolinha, salsinha e coentro – sempre frescos – não podem faltar na hora de finalizar um prato e adicionar aquele toque especial que realça ainda mais os sabores da comida. Explore também as ervas menos convencionais como endro, tomilho, sálvia. Hortelã, manjericão e alecrim.

4 - Especiarias

Tem o poder de trazer outros mundos para a mesa. Desde a Antiguidade, são utilizadas para dar mais sabor e aroma. Podem ser utilizadas ainda frescas ou secas (como as pimentas e algumas raízes) e são ótimas para finalizar um prato. Entre as opções estão a zátar, mix de pimentas, gengibre, cardamomo, canela, noz-moscada, açafrão e curry.

5 - Missô
Ingrediente tradicional da culinária japonesa consiste em uma pasta feita a partir da fermentação de soja, cevada e arroz com sal. É bastante utilizado no preparo de caldos e sopas e só precisa ser dissolvido em água quente.

6 - Limão
O suco traz acidez e ajuda a balancear o sabor final de um prato. Na falta, use outro ingrediente de sabor cítrico, como vinagre.