Gastronomia

Aprenda a fazer cestinha de churros para o lanche

Fácil e deliciosa, o doce é uma ótima opção de sobremesa para os dias frios

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Uma ótima receita de sobremesa é sempre bom ter na manga, ainda mais com o dia das mães chegando! Você aprende agora uma ótima opção: as cestinhas feitas do churros tradicional, que além de ótimas ao paladar, servem de decoração à mesa. Confira: 




Ingredientes


1 xícara (chá rasa) de farinha de trigo (125 g)

2 colheres (sopa) de amido de milho (15 g)

1⁄4 xícara (chá) de manteiga (50 g)

1 xícara (chá) de água (240 ml)

7 paçocas esfareladas (200 g)

3 ovos

Canela com açúcar a gosto

Calda de Doce de leite

400 g de doce de leite (1 ½ xícara de chá)

1⁄2 xícara (chá) de leite morno (120 ml)


Modo de Preparo 


1. Coloque em uma tigela 1 xícara (chá rasa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de amido de milho, misture e reserve.

2. Em uma panela coloque ¼ xícara (chá) de manteiga, 1 xícara (chá) de água, 8 paçocas esfareladas e leve ao fogo médio até ferver.

3. Adicione a mistura de farinha com amido e misture até soltar do fundo da panela.

4. Retire do fogo, transfira a mistura para uma tigela, acrescente 3 ovos, um a um, misturando bem com uma colher de pau a cada adição.

5. Transfira a massa (feita acima) para um saco de confeiteiro com o bico 32.

6. Unte o lado de fora de 14 forminhas de empada (7 cm de diâmetro na parte superior X 4,5 cm de diâmetro na parte inferior X 3 cm de altura) e vire as forminhas com a boca para baixo. Coloque a ponta do saco de confeiteiro na borda da forminha de empada, vá apertando o saco e cobrindo toda superfície da empadinha, de baixo para cima, cobrindo toda a forminha e formando as cestinhas.

7. Disponha as forminhas numa assadeira e leve para o freezer por cerca de 2 horas ou até congelar. Retire do freezer, desenforme as cestinhas com ajuda de uma faca sem ponta e frite-as em óleo quente até dourar.

8. Retire e escorra em papel absorvente com a boca virada para baixo.

9. Passe as cestinhas em uma mistura de canela com açúcar e sirva em seguida com 1 bola de sorvete e calda de doce de leite.



Calda de doce de leite 

1. Em uma tigela misture com um batedor de arame 400 g de doce de leite com ½ xícara (chá) de leite morno até fica uma calda lisa.