Gastronomia

Aprenda a fazer cinco tipos diferentes de fondue

O prato suíço tem algumas variações e pode ser servidos com muitos tipos de acompanhamento

Redação iBahia
- Atualizada em


O fondue é um prato de origem suíça originalmente feito com a partir de uma mistura de queijos fundidos com vinho. Os queijos mais indicados para o fondue são os propiônicos (de massa abertas que possuem buraquinhos), como estepe, emental e gruyére. O ideal é agregar a esses queijos algum outro que esteja supermaturado.

O acompanhamento mais tradicional do fondue de queijo é o pão. O ideal é servir baguete francesa fatiada de maneira que todos os pedações tenham casca. Além de pão, também podem ser servidos cubos de presunto, champingnons, salsicha e batatas cozidas. Uma opção diferente e saborosa é servir de sobremesa cubinhos de goiabada para serem mergulhados no queijo. Para beber, o mais indicado é um vinho branco.

Além do fondue de queijo, existem algumas outras variações, como o de chocolate e o de carne. O fondue de chocolate pode ser servido com frutas, pães doces e tubinhos de wafer. Já o de carne funciona de maneira diferente. Em vez de mergulhar diferentes acompanhamentos no queijo ou no chocolate, mergulha-se diferentes carnes em variados molhos, que podem ser de hortelã, mostarda, curry, queijo, rosé, barbecue, etc. 

E existem ainda as variações das variações. Os acompanhamentos do fondue de chocolate podem ser consumidos também com o fondue de doce de leite. E a carne pode ser substituída por camarões, que devem ser mergulhados em molhos de cogumelos, gengibre, alho, curry, queijo ou rosé.

Confira algumas receitas:

Ingredientes:
200ml de leite

50g de requeijão cremoso

100g de queijo emmenthal

100g de queijo gruyère

100g de queijo gouda

150ml de vinho branco seco

1 dente de alho

Pimenta-do-reino (a gosto)

Noz-moscada (a gosto)

Modo de preparo:
Aqueça o leite a uma temperatura aproximada de 65ºC. O leite não pode passar desta temperatura, pois corre risco de talhar. Adicione o requeijão cremoso e, com um misturador tipo fouet, bata em movimentos suaves até obter uma mistura cremosa. Adicione pimenta-do-reino e noz-moscada moídas na hora. Coloque os queijos e mexa até ficar uma mistura lisa e cremosa. Para finalizar, coloque o vinho branco seco e misture delicadamente. Em um réchaud próprio para fondue, passe o dente de alho em toda parte interna. Ao despejar o fondue de queijo no réchaud, nota-se um aroma único que vai aguçar ainda mais o paladar.

Ingredientes:

400g de chocolate ao leite

(1 barra)

Creme de leite (a gosto)

30ml de licor de chocolate

Modo de preparo:
Derreta o chocolate e coloque um pouco de creme de leite até a mistura ficar cremosa. Adicione no máximo 30 ml de licor de chocolate, que garante um gosto especial.





Ingredientes:


400g de doce de leite de boa qualidade

1/2 caixinha de creme de leite

2 colheres (sopa) de conhaque

Modo de preparo:
Derreta o doce de leite e misture o creme de leite. Acrescente uma pitada de sal e, por último, o conhaque. Leve ao réchaud quando estiver com uma consistência cremosa.







Ingredientes:


1 kg de filé mignon, em cubos

1 raminho de tomilho

1 folha de louro

1 raminho de alecrim

1 dente de alho

Óleo vegetal para a panela de fondue

Modo de preparo:
Coloque o óleo na panela de fondue, com a folha de louro, cravo, tomilho, alho, alecrim e aqueça em fogo médio.

Depois que o óleo começar a borbulhar suavemente, remova as ervas e o alho, tome cuidado para não se queimar. Coloque um cubo de carne em um espeto de fondue e mergulhe no óleo quente até o cozimento desejado. Sirva com os molhos variados.

Molho Mostarda
30 gramas de mostarda amarela

30 gramas de queijo allouette

sal a gosto

Misture tudo e coloque em um pote para servir

Molho de queijo
300 gramas de queijo muzarela picado

½ copo de água

2 potes de requeijão tipo cheddar

Misture tudo e coloque em um pote para servir

Molho de alho
3 dentes de alho grandes

½ pimentão verde

1 copo de leite 200 ml

sal a gosto

óleo até dar o ponto

Misture tudo e coloque em um pote para servir

Molho de azeitonas
1 peito de frango em bifes

Temperos a gosto

12 azeitonas pretas (sem caroço e fatiadas)

3 colheres de sopa de azeite oliva

1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 copo de água

½ lata de creme de leite

Misture tudo e coloque em um pote para servir

Ingredientes:

Os camarões maiores são os mais indicados. Quanto maior melhor para a fritura, já que são servidos em óleo. Os camarões devem ir crus para imersão e a quantidade depende do número de pessoas.

Modo de preparo:

Dependendo da temperatura do óleo, os camarões não podem passar de três minutos na imersão. Disponha sal e limão na mesa, caso seus convidados gostem de incrementar o sabor do camarão.








Receitas: GNT