Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Aprenda a fazer cinco tipos diferentes de fondue

O prato suíço tem algumas variações e pode ser servidos com muitos tipos de acompanhamento

• 18/12/2013 às 11:59 • Atualizada em 31/08/2022 às 11:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O fondue é um prato de origem suíça originalmente feito com a partir de uma mistura de queijos fundidos com vinho. Os queijos mais indicados para o fondue são os propiônicos (de massa abertas que possuem buraquinhos), como estepe, emental e gruyére. O ideal é agregar a esses queijos algum outro que esteja supermaturado.
O acompanhamento mais tradicional do fondue de queijo é o pão. O ideal é servir baguete francesa fatiada de maneira que todos os pedações tenham casca. Além de pão, também podem ser servidos cubos de presunto, champingnons, salsicha e batatas cozidas. Uma opção diferente e saborosa é servir de sobremesa cubinhos de goiabada para serem mergulhados no queijo. Para beber, o mais indicado é um vinho branco.
Além do fondue de queijo, existem algumas outras variações, como o de chocolate e o de carne. O fondue de chocolate pode ser servido com frutas, pães doces e tubinhos de wafer. Já o de carne funciona de maneira diferente. Em vez de mergulhar diferentes acompanhamentos no queijo ou no chocolate, mergulha-se diferentes carnes em variados molhos, que podem ser de hortelã, mostarda, curry, queijo, rosé, barbecue, etc.
E existem ainda as variações das variações. Os acompanhamentos do fondue de chocolate podem ser consumidos também com o fondue de doce de leite. E a carne pode ser substituída por camarões, que devem ser mergulhados em molhos de cogumelos, gengibre, alho, curry, queijo ou rosé.
Confira algumas receitas:
Ingredientes:200ml de leite 50g de requeijão cremoso 100g de queijo emmenthal 100g de queijo gruyère 100g de queijo gouda 150ml de vinho branco seco 1 dente de alho Pimenta-do-reino (a gosto) Noz-moscada (a gosto)
Modo de preparo:Aqueça o leite a uma temperatura aproximada de 65ºC. O leite não pode passar desta temperatura, pois corre risco de talhar. Adicione o requeijão cremoso e, com um misturador tipo fouet, bata em movimentos suaves até obter uma mistura cremosa. Adicione pimenta-do-reino e noz-moscada moídas na hora. Coloque os queijos e mexa até ficar uma mistura lisa e cremosa. Para finalizar, coloque o vinho branco seco e misture delicadamente. Em um réchaud próprio para fondue, passe o dente de alho em toda parte interna. Ao despejar o fondue de queijo no réchaud, nota-se um aroma único que vai aguçar ainda mais o paladar.
Ingredientes:
400g de chocolate ao leite
(1 barra) Creme de leite (a gosto) 30ml de licor de chocolate
Modo de preparo:Derreta o chocolate e coloque um pouco de creme de leite até a mistura ficar cremosa. Adicione no máximo 30 ml de licor de chocolate, que garante um gosto especial.
Ingredientes:
400g de doce de leite de boa qualidade 1/2 caixinha de creme de leite 2 colheres (sopa) de conhaque
Modo de preparo:Derreta o doce de leite e misture o creme de leite. Acrescente uma pitada de sal e, por último, o conhaque. Leve ao réchaud quando estiver com uma consistência cremosa.
Ingredientes:
1 kg de filé mignon, em cubos 1 raminho de tomilho 1 folha de louro 1 raminho de alecrim 1 dente de alho Óleo vegetal para a panela de fondue
Modo de preparo:Coloque o óleo na panela de fondue, com a folha de louro, cravo, tomilho, alho, alecrim e aqueça em fogo médio.
Depois que o óleo começar a borbulhar suavemente, remova as ervas e o alho, tome cuidado para não se queimar. Coloque um cubo de carne em um espeto de fondue e mergulhe no óleo quente até o cozimento desejado. Sirva com os molhos variados.
Molho Mostarda30 gramas de mostarda amarela 30 gramas de queijo allouette sal a gosto Misture tudo e coloque em um pote para servir
Molho de queijo300 gramas de queijo muzarela picado ½ copo de água 2 potes de requeijão tipo cheddar Misture tudo e coloque em um pote para servir
Molho de alho3 dentes de alho grandes ½ pimentão verde 1 copo de leite 200 ml sal a gosto óleo até dar o ponto Misture tudo e coloque em um pote para servir
Molho de azeitonas1 peito de frango em bifes Temperos a gosto 12 azeitonas pretas (sem caroço e fatiadas) 3 colheres de sopa de azeite oliva 1 tablete de caldo de galinha dissolvido em 1 copo de água ½ lata de creme de leite Misture tudo e coloque em um pote para servir
Ingredientes:
Os camarões maiores são os mais indicados. Quanto maior melhor para a fritura, já que são servidos em óleo. Os camarões devem ir crus para imersão e a quantidade depende do número de pessoas.
Modo de preparo:
Dependendo da temperatura do óleo, os camarões não podem passar de três minutos na imersão. Disponha sal e limão na mesa, caso seus convidados gostem de incrementar o sabor do camarão. Receitas: GNT

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia