Gastronomia

Aprenda a fazer uma lasanha especial para comemorar o Dia dos Pais

Lasanha de Costela com Mandioca é uma ótima opção para confraternizar com a família

Redação Acorda Cidade

No dia 13 de agosto será celebrado o Dia dos Pais. É o momento perfeito para você abrir o coração. Assim, por meio de palavras, você conseguirá agradecer todos os esforços diários e tudo o que ele fez de importante para a sua trajetória. Aproveite a data e também prepare uma deliciosa lasanha no almoço com a família.

Uma dica: para a sua massa ficar perfeita, coloque as tiras da lasanha sempre entre os molhos prontos. E caso queira reduzir o tempo de preparo, utilize-os ainda quentes. Ou então, se a intenção for ter mais tempo de curtir o domingão com esse homem especial, faça o prato na véspera. No dia, basta apenas levar ao forno.


Como fazer Lasanha de Costela com Mandioca


Ingredientes:

- Molho Branco:

5 colheres (sopa) de Margarina

5 colheres (sopa) Farinha de Trigo (sem fermento)

2 litros de leite

- Molho de Tomate:

4 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

10 tomates sem pele, sem sementes e picados

1 litro de polpa de tomate


Recheio de Costela com Mandioca:


1kg de costela de boi (sem osso)

1 cebola picada

4 dentes de alho picados

4 colheres (sopa) de óleo

2 tabletes de caldo de carne

250g de mandioca picada


Montagem:


1 embalagem de Lasanha (500g)

400g de muçarela em fatias

Queijo parmesão ralado


Temperos:


Sal, pimenta-do-reino, orégano e noz moscada a gosto


Modo de Preparo:

Recheio de Costela com Mandioca:

- Tempere a costela de boi com a cebola, alho, sal e pimenta-do-reino. Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e coloque a costela temperada. Deixe fritar bem. Acrescente 1 litro de água, os tabletes de caldo de carne e deixe cozinhar por 50 minutos. Depois coloque a mandioca e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Retire do fogo, desfie a costela e a mandioca. Reserve.

- Molho Branco:

- Em uma panela média, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo. Acrescente 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar. Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada. Retire do fogo e reserve.

- Molho de Tomate:

- Em uma panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Coloque os tomates picados, polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.


Montagem:


- Em um refratário grande e fundo monte a Lasanha. Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de muçarela, o recheio de costela com mandioca em 2. Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de costela com mandioca, tiras de lasanha, molho branco, fatias de muçarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de costela com mandioca, tiras de lasanha, molho branco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão ralado.

- Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos. Quando estiver faltando 10 minutos para finalizar, retire o papel alumínio para dourar a superfície.