Gastronomia

Aprenda a fazer uma receita incrível de ovos benedict para o café da manhã

Prato francês é ideal para um café de domingo especial

Agência O Globo

Para um almoço demorado de domingo, o chef Damien Montecer, do Emile, restaurante do Hotel Emiliano, em Copacabana, criou um brunch especial, perfeito para aqueles que gostam de estar com a família em volta da mesa. Um dos clássicos do menu elaborado por ele, é o Ovos Royal Benedict, cuja receita você confere abaixo:

Foto: Divulgação

Ingredientes:
- 4 ovos caipira gema vermelha
- 20 g de ovas de salmão
- 100 g de salmão defumado
- 100ml de vinagre branco
- 1l de água filtrada
- 4 gemas de ovo
- 300ml de manteiga clarificada / ghee
- 2 g de sal refinado
- 1 g de pimenta do reino
- 1 suco de limão
- 1 g de pimenta caiena (opcional)
- 50 ml de vinho branco seco
- Cebolette
- 4 fatias de pão de forma integral
Modo de preparo:
Coloque numa panela alta, a água e o vinagre. Quebre os ovos um por um e reserve num recipiente. Coloque na água e gire com uma colher para que a clara se involve na gema. Deixe os ovos cozinharem por 1 min a 90 segundos. Atenção: a água não pode ferver!
Numa cuba de inox tipo bowl, coloque as quatro gemas e o vinho branco e bata em cima da panela de água quente com fouet até emulsionar essa gemada. Uma vez que a gemada estiver “fixa” de ponta pra cima, coloque em filezinho a manteiga derretida, e incorpore à receita. Finalize com sal, pimenta, e cibolette picada.
Toste as fatias de pão e coloque num prato com uma fatia generosa de salmão defumado, depois o ovo poché e o molho hollandaise. Decore com ovas de salmão e cebolette picada.