Gastronomia

Aprenda uma deliciosa receita de bolo de paçoca

Típica da culinária junina, a paçoca ganha um novo espaço e pode inovar a sua cozinha

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Os tradicionais quitutes da culinária junina, como a paçoca, podem ser transformados em pratos deliciosos, sem perder o sabor original. Que tal um bolo de um bolo de paçoca? Confira a seguir uma receita especial com o doce que pode ser servido gelado e inove a mesa típica, mesmo antes do São João.

Ingredientes:

5 ovos (claras em neve)

1 xícara de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo com fermento (+ 1 colher de sopa de fermento em pó)

100g de manteiga

150 g de paçoca

1 xícara de água morna

Cobertura e recheio: 

200 ml de creme de leite

200 ml de leite condensado

100 g de paçoca

1 copo de 200 ml de batida de amendoim com vodkca (para molhar o bolo)

1 copo de 200ml de água (misturar com a batida para molhar o bolo)

100 g de amendoim torrado e picado (para cobertura)

Modo de preparo:Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até formar um creme claro e pastoso. Em seguida, adicione a paçoca e bater bem. Depois, acrescente um pouco de água morna e misture bem e em seguida adicione a farinha de trigo com um pouco de água morna até formar uma massa bem fofa e maleável formando as bolhas. Se a massa ficar ligeiramente dura,  adicione um pouquinho mais de água morna. Por último, despeje as claras em neve.

Coloque na forma untada e levar ao forno para cozer em temperatura de 200 graus. Tempo de cozimento aproximadamente 30 minutos. Será o mesmo creme para a cobertura e recheio.

Numa panela pequena, misture o creme de leite, o leite condensado e a paçoca e levar ao fogo brando por aproximadamente 5 minutos, até dissolver a paçoca e formar um creme maleável.Depois, corte o bolo ao meio e molhá-lo com a batida de amendoim misturada na água.Em seguida,  cubra o bolo com um pouco do creme. Com o restante do creme, cubra o bolo e depois salpique com o amendoim picado. Sirva gelado.