Gastronomia

Aroma diferenciado: aprenda a fazer um pão com alecrim

Propriedades terapêuticas da erva trazem diversos benefícios para a saúde

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Um bom aroma é a uma das maiores formas de desejar uma comida. O cheiro dela é o convite para que possamos experimentar e saborear o prato. Por isso, o chef Melchior Neto preparou uma receita de pão com alecrim e sal grosso para aromatizar o seu dia.

“A essência do alecrim ajuda a estimular o cérebro e melhorar a memória. Já a sua ingestão em receitas como no pão ou em chás auxilia no tratamento de dores reumáticas e contusões, no combate a problemas respiratórios, além de equilibrar a pressão arterial e reduzir o estresse”, comenta o naturopata e professor de fitoterapia, Daniel Alan Costa.

PÃO COM ALECRIM E SAL GROSSO

Foto: Divulgação

INGREDIENTES

½ kg de farinha de trigo

1 gema

2 batatas médias cozidas e espremidas

1 sachê de fermento seco

1 xícara (café) de azeite

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de alecrim

1 colher (sopa) de sal grosso

1 xícara de chá de leite morno

MODO DE PREPARO

Em uma tigela misture a gema, as batatas, o fermento, o azeite, o sal, o açúcar e o leite, e por último adicione a farinha de trigo mexendo até ficar mais firme. Transfira a mistura para uma bancada e continue sovando com as mãos até que a massa fique lisa. Coloque novamente na tigela com um pouco de farinha e deixe crescer coberta com um pano até que dobre de tamanho.

Transfira novamente para a bancada farinhada e com a ajuda de um rolo abra a massa. Polvilhe com o alecrim e o sal grosso, e divida a massa em 8 bolinhas. Unte uma panela de ferro ou uma forma com azeite e farinha de trigo, e coloque as bolinhas na forma. Com uma tesoura faça um corte em X na parte de cima e leve ao forno pré-aquecido a 200° por 40 minutos.