Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

As dicas que você precisa saber para montar uma adega de verão

Estação não é temporada apenas para drinques e cervejas

Redação iBahia • 01/12/2018 às 9:37 • Atualizada em 29/08/2022 às 4:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Os vinhos rosés, brancos, verdes e tintos leves combinam e muito com dias quentes, e colocar pedrinhas de gelo em alguns vinhos não é heresia. Há espumantes produzidos para com esse conceito.

O vinho verde branco, sempre com bastante frescor, acidez elevada e baixo teor alcoólico, é ótimo em dias quentes Foto: Divulgação

1) Aposte nos tons rosados
Os vinhos rosés sempre são uma ótima pedida para o verão. Leves, frutados, alegres e cheios de frescor, são bem vindos a qualquer hora do dia e em qualquer ocasião. Os produzidos na Provence, no sul da França, são os queridinhos deste rol e em lojas especializadas há diversas boas opções deles.

2) Leveza, acidez e frescor
Vinhos brancos leves são perfeitos para a época do ano. Minha aposta nessa seara é o vinho verde branco, sempre com bastante frescor, acidez elevada e baixo teor alcoólico. Outro benefício: geralmente tem ótimos preços nas prateleiras dos mercados.

3) Borbulhas de quem ainda é pequeno
Os espumantes brasileiros estão com tudo, ganhando prêmios mundo afora. E espumante geladinho à beira da piscina ou na praia é tudo de bom. Ao invés de comprar os de sempre, que tal se aventurar nos rótulos de pequenos produtores não tão famosos? Pesquise nos sites das vinícolas, eles geralmente fazem venda direta e entregam.

4) Aposte na semente de romã
Aproveitando a época da romã, experimente colocar um punhado das sementes em uma taça flûte e complete com espumante rosé bem gelado. Decore com um raminho de alecrim. A fruta é linda, tem fama de dar sorte e ainda garante um gostinho especial.

5) Um porto para os dias de sol
Já ouviu falar em Porto tônica? Em tempos de gim tônica para todos os lados, dar uma variada pode ser uma grata surpresa. Experimente trocar o gim por duas doses de vinho do Porto branco. Uma rodela de limão finaliza bem o drinque.

6) Chá e vinho: tudo a ver
Drinques feitos com chás gelados são super refrescantes. Experimente prepará-los com vinho, ficam uma delícia. Uma receita? 100ml de vinho branco, 100ml de chá de camomila, 15ml de licor pêssego, 2 rodelas de limão-siciliano e gelo.

7) Vai bem com frutas
Clericots são fáceis de fazer e agradam à maioria. Podem ser feitos com vinho branco, rosé ou espumante. A receita? Duas xícaras de frutas tropicais picadas, uma lata de tônica, uma dose de cointreau, folhas de hortelã e gelo. É sucesso garantido.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia