Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Azeites aromatizados sofisticam qualquer receita; aprenda a fazer

O processo de aromatização é simples e pode ser feito em casa

• 17/07/2014 às 9:50 • Atualizada em 28/08/2022 às 7:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Apesar de já ser saboroso por si só, o azeite pode ganhar mais personalidade e trazer sabores diferentes para o prato. Com poucos ingredientes, é possível transformá-lo em um tempero sofisticado que dá um toque especial a qualquer receita.
Os azeites podem ser aromatizados com ervas, especiarias, crustáceos, pimentas, tomate e até baunilha, e todo o processo pode ser feito em casa de maneira simples. Para fazer azeites aromatizados, prefira sempre os de oliva ou óleo de canola, que têm sabores mais neutros e acentuam os aromas. O azeite extravirgem deve ser evitado, pois perde suas qualidades quando aquecido.
Quem escolher aromatizar o azeite com ervas deve lavar bem as folhas e sempre desprezar os talos, que aceleram o processo de decomposição do produto. Na hora de aquecer o azeite, é preciso prestar atenção à temperatura. Quando a receita levar ervas, o óleo não deve ultrapassar os 80ºC, pois a clorofila queima e deixa a mistura amarga. Quem não tiver termômetro, deve retirar o azeite do fogo assim que surjam bolinhas nas paredes da panela.
Confira algumas receitas:
Ingredientes:
Manjericão
300 ml de óleo de canola
Modo de preparo:
Deixe as folhas de manjericão em água fervente por 30 segundos. Coe e rapidamente coloque-as em água bem fria, para dar uma cor mais viva ao azeite. Delicadamente, aperte as folhas, retirando o excesso de água. Bata-as no liquidificador com o óleo por cerca de 1 minuto. Aqueça em uma panela (sem ultrapassar 80ºC) por 10 minutos. Retire do fogo, espere esfriar e coe no coador de malha fina.
Ingredientes:
Hortelã
Coentro
400 ml de óleo de canola ou azeite
Modo de preparo:
Separe as folhas dos talos e pique-as sobre uma tábua. Misture-as ao óleo e aqueça a 80ºC por 50 minutos no fogo baixo em banho-maria (sem deixar entrar em ebulição), para que as ervas liberem aroma e sabor ao óleo.
Ingredientes:
350g de extrato de tomate
1l de óleo de canola ou azeite de oliva
Sal
Modo de preparo:
Misture os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo. Deixe por cerca de 2 horas, mexendo algumas vezes para que o extrato não grude no fundo. Pare de mexer e continue aquecendo a mistura por mais duas horas, no fogo baixo e em banho-maria. Retire do fogo e espere esfriar. Passe por uma peneira com um pano e descarte o extrato de tomate restante.
Ingredientes:
3 favas de baunilha
500 ml de óleo de canola ou azeite de oliva
Modo de preparo:
Com uma faca, abra as favas de baunilha no sentido do comprimento. Retire as sementes com a ponta da faca e misture-as ao óleo. Aqueça essa mistura numa panela a uma temperatura inferior a 80ºC durante 50 minutos, no fogo baixo e em banho-maria, para que a baunilha libere seu sabor. Receitas: Alex Atala

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia