Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Bala de coco com recheio de brigadeiro lembra a infância

Receita deliciosa é da chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União

Redação iBahia • 07/09/2016 às 16:57 • Atualizada em 28/08/2022 às 1:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A quarta-feira (07) de feriado também é dia de preparar um lanchinho especial. A dica de hoje é uma bala de coco com recheio de brigadeiro, foi feita pela chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União, e divulgada pela revista 'Glamour'. A receita rende cerca de 1kg e tem um gostinho de infância. Confira:

				
					Bala de coco com recheio de brigadeiro lembra a infância
Ingredientes
Recheio de brigadeiro
2 latas de leite condensado
5 colheres (sopa) de chocolate em pó (40 g)
2 colheres (sopa) de manteiga (26 g)
Bala de coco
1 kg de açúcar refinado NIÃO
1 vidro de leite de coco (200 ml)
1 xícara (chá) de água (200ml)
Manteiga para untar
Montagem
2 colheres (sopa) de leite de coco (25g)
1 pacote de coco ralado seco (100g)
Preparo
Recheio de brigadeiro
- Em uma panela, coloque todos os ingredientes, misture e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela. - Retire do fogo, coloque em um prato e reserve até esfriar.
Bala de coco
- Em uma panela, acrescente o açúcar refinado o leite de coco e a água e misture até que o açúcar seja totalmente dissolvido. - Leve ao fogo médio e deixe ferver até obter uma calda em ponto de bala dura. - Despeje em uma bancada de pedra untada com manteiga e deixe amornar até conseguir manusear a massa sem queimar as mãos. - Faça uma tira com a bala e estique com as mãos dobrando e esticando até atingir uma coloração perolada. - Faça um cordão e corte as balas com tesoura. - Reserve-as por pelo menos 12 horas para secar.
Montagem
- Em um saco de confeitar, coloque o brigadeiro frio. Reserve. - Coloque as balas no processador e bata até virar uma farinha fina. - Despeje em uma tigela e acrescente as 2 colheres (sopa) de leite de coco, misturando bem até obter uma massa homogênea e lisa. - Divida a massa em 3 partes iguais e abra-as com um rolo formando um retângulo com espessura de 0,3 cm. - Coloque o recheio de brigadeiro no sentido de comprimento e enrole no formato de rocambole. Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. - Em seguida, corte as balas e passe-as delicadamente no coco ralado. - Coloque em uma assadeira com recheio para cima para que não amasse. Deixe secar por pelo menos 12 horas. Sirva em seguida.
Dicas
Caso não tenha uma bancada de pedra para manusear a calda da bala de coco, despeje-a em uma assadeira grande untada com manteiga até amornar. Para facilitar no momento de abrir a bala com o rolo, coloque a massa entre 2 folhas de plástico próprio para alimentos. Experimente variar o recheio, você pode utilizar brigadeiro de nozes, bicho de pé ou outro recheio de sua preferência.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia