Gastronomia

Bala de jenipapo: saiba como fazer esta tradicional delícia do mês de junho

Muito apreciado durante o São João, o doce do fruto conhecido pelo seu poder afrodisíaco vale o empenho dispensado em seu preparo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Gosta de comida típica? A bala de jenipapo é uma tradicional receita da culinária artesanal e é muito apreciada em diversas localidades brasileiras. O jenipapo é uma fruta típica do nordeste, de tamanho médio e amarronzada, muito usada para fazer licores, sucos e doces. O fruto, além de possuir um elevado conteúdo de ferro, é muito conhecido pelo seu suposto poder afrodisíaco.

No mês de junho, não é só o licor de jenipapo que marca presença nas mesas da festa. As famosas balas redondinhas feitas com a fruta de sabor forte e único também são muito consumidas. A receita deste doce demanda mais empenho, mas o resultado é mesmo de dar água na boca. Confira o modo de preparo desta delícia:

Ingredientes:

1 xícara de açúcar

1 xícara de polpa de jenipapo

Modo de Preparo:

Tire a polpa do jenipapo, amasse com a ajuda de um garfo. Coloque a polpa e o açúcar em uma panela, leve ao fogo até a mistura ficar homogênea e soltar do fundo da panela. Enrole em formato de bola, polvilhe com açúcar refinado e está pronto uma deliciosa sobremesa. Observação: Para cada xícara de polpa, uma xícara de açúcar.

Tempo de Preparo: 40 minutos

Dica: A água do jenipapo você pode utilizar para fazer suco ou licor.