Gastronomia

Bonito e delicioso: aprenda a fazer bife wellington, prato tradicional da Inglaterra

Passo a passo da receita foi dado por Vivian Oliviera, chef e professora de gastronomia do UniRuy

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Na cozinha, é sempre bom se propor a enfrentar novos desafios. Que tal inovar e aprender a preparar um delicioso bife wellingto, prato tradicional da Inglaterra, para o almoço ou o jantar? O passo a passo da receita foi dado por Vivian Oliviera, chef e professora de gastronomia do UniRuy

  • BIFE WELLINGTON


 
Ingredientes:
800g filet mignon
800g cogumelos frescos
8 fatias de presunto tipo parma
100g mostarda dijon
400g massa folhada
3 gemas
2 dentes de alho
70ml azeite de oliva
Tomilho fresco à gosto
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto

Modo de preparo:

1. Aqueça o forno a 200C.
2. Limpe o filé de forma a deixá-lo redondo. Tempere com sal e pimenta e doure todos os lados em uma frigideira com azeite quente. Retire da frigideira e cubra com a mostarda Dijon com a peça ainda quente e deixe esfriar.
3. Corte os cogumelos de forma grosseira e coloque junto com o alho em um processador até formar um purê. Aqueça a mistura em uma frigideira a seco e deixe evaporar toda água. Quando estiver bem seca, adicione o tomilho, misture e reserve deixando esfriar.
4. Desenrole o filme plástico em uma superfície lisa e cubra com o presunto de parma. Espalhe gentilmente a pasta de cogumelo por cima do presunto de forma a ficar uma fina camada homogênea.
5. Coloque o filé no meio da sua superfície de parma/cogumelos e com cuidado enrole o presunto de parma sobre o filé formando um cilindro. Enrole o filme bem apertado tirando todo o ar. Aperte e enrole o filme plástico das pontas e refrigere por 20 minutos.
6. Desenrole a massa folhada finamente sobre uma superfície lisa para que fique de um tamanho que possa cobrir a sua carne. Retire a carne do filme plástico. Coloque no meio da massa aberta. Pincele as bordas da massa com a gema de ovo batida e enrole-a sobre a carne de forma a formar um novo cilindro. Corte o excesso da massa das extremidades e dobre de forma a preencher os lados da carne. Pincele toda a massa com a gema de ovo batida e refrigere novamente na geladeira por 5 minutos para firmar. Dê uma última pincelada com a gema batida e coloquei para assar no forno a 200C por 30 – 40 minutos.Descanse a carne 8 -10 minutos antes de servir.