Gastronomia

Canjica de milho: aprenda a receita de família da influenciadora Carol Figueiredo; assista

No São João com o iBahia, Carol vai desmistificar essa ideia de que fazer canjica é super complicado

Malu Vieira* (malu.vieira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

O São João está cada vez mais próximo e o iBahia preparou uma novidade super especial para você. Convidamos influenciadores digitais baianos do ramo da gastronomia para ensinarem receitas que não podem faltar na sua festa junina em casa.   

Hoje você vai aprender a fazer uma canjica de milho super especial. A influenciadora Carolina Figueiredo compartilhou a receita que veio de sua bisavó e passou de geração em geração até chegar nela – e agora na sua casa! 

Carol é advogada e começou a postar dicas de receitas, mesa posta e decoração em 2020, bem no início da pandemia da covid-19. A motivação veio dos amigos, que sempre pediam ajuda na hora de se virar na cozinha. O que era apenas para os conhecidos se expandiu e hoje a baiana conta com uma comunidade de 12,4 mil seguidores no @anacarolinamfigueiredo.   

 “Meu Instagram é cheio de comida gostosa e fácil de fazer. Eu quero descomplicar a cozinha, porque acho que quando a gente se permite cozinhar, acabamos tomando gosto!”, explica.  

E para você que acha que fazer canjica é complicado, confira a receita: 



Ingredientes: 

- 500g de milho verde/maduro debulhado  

- 250g de coco seco sem a casca 

- 600ml de água morna para bater o coco 

- 700ml de água na temperatura ambiente para bater o milho 

- 250g açúcar 

- 2 canelas em pau 

- canela em pó  

- sal a gosto  

- 1 colher de sopa de manteiga 


Modo de preparo 

1. Limpe todo o milho, pois o “cabelinho” pode deixar a canjica amarga. Depois de limpo, debulhe o milho com bastante cuidado. 

2. Para fazer o leite de coco grosso, coloque o coco ralado no liquidificador e adicione 300ml de água quente. Bata bastante. 

3. Após bater no liquidificador, despeje o leite de coco grosso em uma peneira e utilize as mãos ou uma colher para extrair o máximo de líquido da mistura.  

4. Com o coco que sobrou na peneira, você vai fazer o leite de coco ralo. É só colocar a água e o coco que sobraram no liquidificador e bater. Depois, faça o mesmo procedimento e peneire o leite de coco ralo.  

5. Com o leite de coco pronto, é hora de bater o milho no liquidificador. Despeje todo o milho e os 350ml de água em temperatura ambiente e bata bastante. 

6. Com o milho batido, o procedimento é o mesmo: peneirar para que a mistura fique uniforme. Repita o processo com os outros 350ml de água em temperatura ambiente. 

7. Apesar da mistura do milho e água já estar bem uniforme, peneire mais uma vez para ter certeza que não há nenhum bagaço. Essa etapa é super importante para que o resultado final seja uma canjica bem lisinha.  

8. Em uma panela, despeje toda a mistura de milho e metade do leite de coco grosso. Adicione os 250ml de açúcar e o sal e canela a gosto e prove. Ajuste com sal e açúcar de acordo com o seu paladar. 

9. Sal e açúcar ajustados, é hora de ligar o fogo e mexer bastante. À medida que a canjica for engrossando, vá adicionando o leite de coco grosso. Caso seja necessário, adicione o ralo também.  

10. Quando a canjica estiver grossa e com bolhas na superfície, ela atingiu o ponto correto. Neste momento, adicione uma colher de manteiga, mexa mais uma vez e desligue o fogo. 

11. Transfira a canjica para uma travessa e polvilhe canela em pó em cima. 

12. Espere que ela esfrie em temperatura ambiente e se delicie!  



*Sob supervisão da repórter Lívia Oliveira