Gastronomia

Cansou do pão? Confira receita de tapioca perfeita para café da manhã

Além do passo a passo, site de Rita Lobo deu duas dicas de ouro para uma tapioca impecável

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Já tentou várias vezes fazer uma tapioca, mas nunca chegou em um resultado satisfatório? A receita de tapioca para um vai te ajudar muito e as dicas, também fornecidas pelo site Panelinha, te levarão ao potencial máximo do passo a passo. Como o próprio nome sugere, a receita serve apenas uma porção e não leva muito tempo para ficar pronta.

Dois problemas comuns ao fazer uma tapioca são os aspectos hidratado e quebradiço da massa. Se a massa ficou muito hidratada, basta acrescentar um pouco mais de polvilho - quando a massa fica borrachuda, é porque está muito úmida. Já se a tapioca não formar na frigideira ou ficar partindo, é necessário adicionar um pouco mais de água.

Confira a receita:

Receita de Tapioca Para Um

INGREDIENTES

  • ½ xícara (chá) de polvilho doce
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada
  • ¼ de xícara (chá) de queijo meia cura
  • mel a gosto para servir

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela, coloque o polvilho e regue com a água, de colher em colher. Vá misturando com as pontas dos dedos para hidratar de maneira uniforme — a textura final deve ser de uma farinha úmida, mas com grãos soltos, que modela ao ser apertada, caso necessário junte um pouquinho mais de água. 
  2. Leve uma frigideira pequena antiaderente ao fogo médio. Para saber se está quente o suficiente, salpique um pouco da farinha hidratada — ela deve pular depois de alguns segundos. 
  3. Abaixe o fogo e peneire a farinha de tapioca sobre a frigideira, formando uma camada uniforme – se quiser, espalhe a farinha com as costas de uma colher, mas sem compactar. Deixe a goma firmar por 30 segundos. 
  4. Polvilhe ¼ de xícara (chá) de queijo meia cura ralado sobre a tapioca, dobre e deixe na frigideira por 1 minuto e meio de cada lado, até o queijo derreter. Sirva com mel.