Gastronomia

Caqui: confira dicas de compra e armazenamento e receitas com a fruta

Nesta época, a fruta é facilmente encontrada

Redação iBahia
- Atualizada em

Nesta época do ano, é muito comum encontrar caquis sendo comercializados, o que não é muito comum durante todo o ano. A fruta não é muito comum e muitas vezes é confundida com tomate, por terem formato parecido, mas é saborosa e serve como ingrediente para diversas receitas.

Na hora da compra, é preciso tomar alguns cuidados: as frutas não devem ter rachaduras nem cortes e nem devem estar amassadas. O caqui maduro tem cor uniforme e é alaranjado e brilhante. Ele pode ser guardado tanto na geladeira quanto fora dela, mas é imprescindível que seja arazenado em local fresco. Assim, o caqui se conserva por até cinco dias.

Confira algumas receitas:




Ingredientes:

6 caquis moles maduros sem a casca

2 colheres (sopa) de conhaque

1/2 colher (chá) de açúcar de baunilha

4 bolas de sorvete de creme

Modo de preparo:

Ponha no liquidificador os caquis, o conhaque e o açúcar de baunilha. Bata bem até obter uma mistura homogênea. Transfira para uma tigela e leve à geladeira por duas horas. Sirva gelada com sorvete de creme.












Ingredientes para o bolo:

2 caquis médios

1 copo de óleo

4 ovos

1 lata de leite condensado

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de fermento em pó

Ingredientes para a calda:

2 caquis rama forte médios

2 xícaras de chá de açúcar


Modo de preparo do bolo:

Primeiro corte os caquis em quatro. Acrescente o óleo, o leite condensado, os ovos e bata por alguns minutos no liquidificador. Coloque numa vasilha e acrescente a farinha de trigo e o fermento, mexendo sempre até a massa ficar homogênea. Numa forma untada com margarina, coloque a massa. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos em temperatura média.

Modo de preparo da calda:

Enquanto isso, faça a calda numa panela coloque os caquis picados (não é preciso descascar a fruta), acrescente o açúcar e leve ao fogo. É só mexer para que o próprio caqui solte um caldo e deixar cozinhar por uns 10 minutos. Deixe levantar fervura e, quando a calda engrossar, estará pronta para cobrir o bolo.





Ingredientes:

300 gramas de polpa de caqui

Um litro de água com ou sem gelo

Meia lata de leite condensado (ou se preferir, use açúcar a gosto)

Modo de preparo: