Gastronomia

Centro Histórico de Salvador recebe evento gastronômico neste domingo (08)

A entrada, o prato principal e a sobremesa dos estabelecimentos que estão participando do evento possuem valores de, no máximo, R$ 50

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Dezenove estabelecimentos (entre restaurantes, sorveterias e cafés), do Pelourinho e do Largo do São Francisco abrirão as portas neste domingo (08), a partir das 11h, para a primeira edição do Domingo Gastronômico - Culinária Baiana Original com Arte. A entrada, o prato principal e a sobremesa dos estabelecimentos que estão participando do evento possuem valores de, no máximo, R$ 50. A ação compõe a programação do projeto Pelourinho Dia e Noite.

A iniciativa promove a criação de cardápios a partir de receitas descritas no livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manuel Querino, e visa reafirmar aspectos marcantes da culinária baiana.

Entre os pratos oferecidos estarão galinha ao molho pardo e sarapatel de carneiro; caldinho de feijão e feijoada completa; bolas de inhame com feijão de leite e xinxim de galinha; angú encubado; arroaz de Hauçá, efó; polenta de milho e peixe com pirão e legumes; moqueca de peixe e de ovos; bolinho de aipim com queijo qualho; mini acarajés e moqueca de camarão.
 
A partir das 12h30, aqueles que desfrutarem da gastronomia também poderão assistir pequeças peças de teaato criadas pela escritora e dramaturga Aninha Franco. As encenações vão ser realizadas em diversos restaurantes participantes da ação e terão à frente da direção Rita Assemany.
 
Os atores Carlos Betão, Amos Heber, Bruno Roma, Dino Brasil, Diogo Teixeira e Zé Carlos interpretarão, em cenas curtas, diversos personagens da cultura baiana, a exemplo do poeta Gregório de Mattos, o babalorixá Joãozinho da Goméia, o político Cosme de Farias ou os rebeldes Lucas Dantas e Manuel Faustino, da Sedição dos Alfaiates.
 
Para integrar a programação do dia, a intérprete Wil Carvalho cantará, no Cuco Bistrô, “Composições Receitas”, um gênero criado pelo sambista Batatinha para a Feijoada. Também serão realizadas atrações para o público infantil e a Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no Montepio do Artistas, no Largo do São Francisco. Serão expostas obras originais de 25 artesãos baianos.
 
Lista de estabelecimentos participantes

CGC Café Gourmet
Cuco Bistrô
Villa Bahia
Axégo
Dona Chika-Ká
Odoyá
Cantina da Lua
Ponto do Vital
Café Conosco
Uauá
Maria Mata Mouro
Romã
Sorriso de Dadá
Alaíde do Feijão
Coliseu
La Porte
Marrom Marfim
Cravinho
Pão Pelô
A Cubana