Gastronomia

Cerveja é a bebida preferida dos brasileiros para comemorações, diz IBOPE

Pesquisa ouviu mais de 1.900 brasileiros maiores de 18 anos de todas as classes sociais

Redação iBahia
- Atualizada em

Em momentos como o Verão, Carnaval e festas de final de ano, a bebida preferida dos brasileiros é a cerveja. É o que afirma a pesquisa realizada pelo IBOPE entre os dias 7 e 11 de novembro em todo o país com 1.958 pessoas maiores de 18 anos.

Dois terços dos entrevistados (64%) preferem a bebida para comemorar os bons momentos. Refrigerante, espumante e vinho vêm bem depois, com, respectivamente, 13%, 12% e 5% das citações. A Bahia é o líder cervejeiro entre os estados, com 81% dos estrevistados mencionando a bebida como favorita. Logo na sequência vêm Rio de Janeiro (77%), Minas Gerais (74%) e São Paulo (63%).


Veja também:

Aprenda a diferença entre cerveja artesanal, especial e caseira

Aprenda a fazer cinco drinks com cerveja

Entre as regiões, a Centro-Oeste e a Sudeste são as líderes, com 68% dos entrevistados citando a bebida. A população do nordeste vem em seguida, com 65%. Entre as classes sociais, o destaque vai para o segmento A/B, no qual 67% dos entrevistados apontam a cerveja como a preferida na hora da celebração. A classe C vem logo atrás, com 64%. Entre os integrantes da faixa D/E, 61% mencionam a bebida.