Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Cinco restaurantes de massas em Salvador com pratos nada óbvios

Descubra ambientes com pratos e espaços criativos para quem quer conhecer o lado italiano que vive na capital baiana.

Redação iBahia • 03/06/2019 às 17:25 • Atualizada em 27/08/2022 às 4:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Escolher um prato é também escolher um destino. E como não é só de acarajé e dendê que vive a capital baiana, com pratos variados, do popular macarrão instantâneo às mais caprichadas receitas das mammas italianas, as massas não deixam de ser bem abraçadas pelos soteropolitanos.

Vinhos especiais, sobremesas fora do comum e massas com mesclagens pouco encontradas se misturam a ambientes aconchegantes e bem decorados em Salvador.

Descubra molhos especiais, massas artesanais, restaurantes com receitas únicas que vieram diretamente de fora do país para a Bahia e muitas outras opções na nossa lista para quem quer descobrir o toque profissional italiano que existe na terra do bolinho de estudante. Confira:

1. Pasta em Casa | @pastaemcasa
O restaurante italiano Pasta em Casa traz no nome o conceito oficial: fazer com que os clientes sintam-se em casa. O espaço conta com objetos simples, como quadros decorativos e mesas de madeira rústicas. Para completar o ambiente, foram produzidos ladrilhos hidráulicos com as cores amarelo, da gema do ovo, e branco, da farinha.

Foto: Reprodução/Instagram

O subtítulo utilizado pelo restaurante deixa claro a proposta de disponibilizar vários serviços em um só espaço: “Mercearia, padoca, restaurante e forneria“, afirma. O casarão do Pasta em Casa, localizado no bairro do Rio Vermelho, é dividido em Mercaria (térreo), Restaurante (1º andar) e Mercearia (2º andar). Os três serviços são independentes, mas se complementam.

Para a produção do cardápio são usados produtos sem agrotóxicos, produzidos por agricultores familiares. Com massas frescas, produtos selecionados e mãos habilidosas, o restaurante conta com variedade em sua escolha. Desde o café da manhã até a janta, o chef Celso Viana prepara todos os pratos.

Com áreas internas e opções de mesas externas, o Pasta serve Fettuccine ao pesto com molho pomodoro, lasanhete de camarão com aspargos frescos, spaghetti de abobrinha, linguine e várias opções de acompanhamento, como o pão de calabresa artesanal e vinhos tintos e secos.

Além disso, todo dia 29, o restaurante adiciona em seu cardápio o Gnocchi especial. Segunda a tradição italiana, o gnocchi de batata com molho de calabresa na ilha de massas é responsável pela sorte.

Em comemorações especiais, o restaurante prepara um menu especial e oferece estrutura completa. Perto do mar, o local foi pensado para acolher eventos sociais e corporativos, graças à infraestrutura de agradável ambientação, climatização, som e imagem com tela em HD.

☌ Endereço: Rua Profa Almerinda Dutra, número 67- Rio Vermelho. Salvador, Bahia, Brazil 41950-090.
☌ Horário de funcionamento: Café da manhã aos sábados e domingos, das 9h às 11h30. Almoço a partir das 12h em todos os dias da semana, fechando às 15h30 de segunda a sexta e 17h aos sábados e domingos. Jantar de quarta a domingo, a partir das 19h.
☌ Telefone: (71) 3334-7232

2. Restaurante Di Liana | @restaurantediliana

Em 1981, foi aberto o primeiro Di Liana em um sítio da família Allegro. O restaurante era em meio às árvores, pássaros e com muito espaço. Posteriormente, com capacidade para 50 pessoas, foi inaugurado no bairro Ondina, em Salvador, em uma casa de familiar e aconchegante, mantendo a proposta da marca.

Leia mais:

Foto: Reprodução/Instagram

O espaço hoje conta com um ambiente externo ao subir as escadas, ao ar livre e com um pequeno jardim. Pães e massas artesanais são feitos diariamente na Casa de Massa do restaurante. São receitas do Norte da Itália passadas de geração por geração e trazidas por Liliana e Wilfrido Allegro para a Bahia.

O menu executivo é o mais pedido do restaurante, composto por uma entrada, o prato principal e sobremesa com valor fixo de R$ 59,90. O cardápio apresenta uma variedade de massa imperdível, com pratos e acompanhamentos que fogem do óbvio.

Di Liana serve pratos como medalhão de filé mignon grelhado ao molho com pimenta e espaguete ao alho e óleo; massa larga ao molho alfredo com salmão, palpetone de carne e queijo ao molho de tomate, badejo ao molho de vinho com espaguete ao pesto, fettuche verde artesanal com molho de salsa da casa, molho quatro queijos e cebola agridoce. Além disso, o cardápio conta com vinhos italianos e portugueses, sem taxa de rolha.

Bastante elogiado na internet, o restaurante é uma boa pedida para almoços e jantares em datas comemorativas. Para as comemorações especiais, tem também ambiente exclusivo e climatizado com capacidade para 60 pessoas, projetado com acústica e sonorização, ideal para qualquer evento.

☌ Endereço: Rua Macapá, número 314- Ondina, Salvador, Bahia, Brazil. 40170-150.
☌ Horário de funcionamento: Aberto todos os dias para almoço e jantar.
☌ Telefone: (71) 3331-1266
☌ Delivery pelo: Ifood

3. Giulia Empório & Massas Artesanais | @giuliaemporioemass

Sandovel Medeiros é o responsável por dois restaurantes italianos na cidade de Salvador. Mangaio, inaugurado em 2007 e Giulia Empórios & Massas artesanais, em 2018. Restaurante pequeno, mas aconchegante. Oferece desde as massas italianas mais tradicionais até as criações com um toque baiano de Sandovel, como é o caso do ousado sorrentino de cacau com recheio de coalho de cabra com geleia de umbu.

Foto: Reprodução/Instagram

O estilo vintage e rústico, de iluminação e tonalidade discreta, faz do ambiente um lugar aconchegante. Giulia nasceu com a proposta de surpreender e encantar seus clientes, oferecendo produtos de qualidade. Com massas lisas e recheadas, totalmente artesanais, tem duas opções de consumo: local ou para viagem. Aceitam também reservas e encomendas.

No local, estão combinações que vão desde uma deliciosa parmigiana com massa lisa até filé alto com Fonduta de queijo Brie acompanhado de talharim de cogumelos e manteiga. O cardápio do empório é dos mais variados possíveis: massa de cacau e também de espinafre, além do sofioli recheado de muçarela e manjericão e sorvete artesanal de limão siciliano para finalizar a refeição.

Giulia oferece conforto e comodidade aos clientes que desejam ficar em casa e comer uma boa comida italiana. Para isso, os pedidos podem ser feitos através do Ifood ou Uber Eats, podendo fazer pedido online através do site, Instagram ou telefone.

☌ Endereço: Rua Timbó, número 261. Caminho das Árvores, Salvador. 41820-660.
☌ Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, a partir das 11h.
☌ Telefone: (71) 3561-7644


4. Zafferano Salvador | @zafferanosalvador
Inaugurado em outubro de 2005, o Zafferano surgiu da necessidade do então advogado Eduardo Andrade de atender a demanda dos moradores do Cidade Jardim. Foi procurando oferecer pratos clássicos italianos com toques da gastronomia brasileira que o restaurante ultrapassou os limites do bairro e passou a ser frequentado também por moradores de outros locais da cidade.

Foto: Reprodução/Instagram

Eleito pelo júri da Veja Comer & Beber 2015/2016 como o melhor restaurante italiano em Salvador, Zafferano fica no bairro Cidade Jardim e conta sempre com promoções especiais, como o Festival de Massas e o de Risottos.

No menu da 14ª edição do Salvador Restaurant Week, o restaurante serviu pratos como mini quiche de filé mignon e creme de queijo na entrada e Filleto Alla Parmigiana com filé empanado e parmesão.

O restaurante oferece cardápio executivo e menus fixos com valores a partir de R$ 49,99, com direito a entrada, prato principal e sobremesa. Pratos como massas com anéis de lula, camarões e molho de tomate; massas com creme de queijo parmesão especial e massas na manteiga de sálvia. Os risotos, as massas, carnes e entradas: Tudo da cozinha italiana pelas mãos de Chef romano Mássimo.

Por dentro, nada de temática italiana. Ambiente aconchegante, contemporâneo e agradável. Espaço climatizado com variedade de vinho expostos, cadeiras de couro e mesas brancas. E pensando na maior comodidade dos clientes, o restaurante ainda oferece o sistema de delivery.

☌ Endereço: Rua Leonor Calmon, Salvador. 40296-210.
☌ Horário de funcionamento: todos os dias, a partir às 11h30.
☌ Telefone: (71) 3353-6223
☌ Instagram
5. Bottino | @bottinos
Em sua entrada, o restaurante italiano Bottino acolhe os clientes através dos pequenos detalhes. No ambiente externo, mesas de madeira com arranjo de flores em cima da mesa. Janelas de vidros com grades pretas ficam na parte de dentro para quem deseja saborear os pratos do interior, mas sem perder a vista do dia.

Foto: Reprodução/Instagram

As tonalidades verde e vermelho, nada sugestivas, fazem parte da decoração na parte interna da casa. Algumas flores e plantas enfeitam cada detalhe.

Já postas em cima das mesas, as taças informam a bebida ideal para acompanhar os pratos: vinho Bottino. Bottino serve boas combinações, como Filé au poivre com fettuccine, tagliatelle ao ragu de cordeiro e tagliata ao fungi com massa artesanal.

O Bottino Restaurante Italiano, no Rio Vermelho, esteve entre os restaurantes participantes da segunda edição do festival gastronômico Menu Comer & Beber, apresentado pelo Santander em Salvador.

☌ Endereço: Praça Brigadeiro Faria Rocha, Rio Vermelho- Salvador. 4023-250.
☌ Horário de funcionamento: todos os dias da semana a partir das 12h.
☌ Telefone: (71) 3012-2085

*Conteúdo em parceria com o site Não Óbvio

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia