Gastronomia

Colorado: visitamos Toca do Urso em Ribeirão Preto; Salvador já tem

A convite, estivemos em Ribeirão Preto para conhecer a fábrica da Colorado e conhecemos a recém-inaugurada Toca do Urso. Lá tem até cervejas exclusivas

Rafael Sena* (rafael.sena@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Sempre atrás de boa cerveja, o iBahia esteve semana passada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A missão era conhecer a fábrica da Colorado, criada em 1996 por Marcelo Carneiro, e se divertir na recém-inaugurada Toca do Urso, bar instalado dentro das dependências da fábrica.

Rafael Sena/iBahia

Da fábrica, tivemos acesso a nano cervejaria da Colorado. É lá que os mestres-cervejeiros da marca experimentam de tudo até que alguma coisa seja aprovadíssima. Em bate papo com jornalistas, Marcelo confessou que, em breve, uma a Colorado pode lançar edição de café com coco.

Rafael Sena/iBahia

Mas a grande atração era mesmo a Toca do Urso. É um confortável espaço semienterrado, uma espécie de 'ecoverna'. “Tentamos ao máximo pensar em soluções que minimizassem o impacto ambiental, sem deixar de lado a autenticidade do Urso”, descreve Lula Gouveia, responsável pelo projeto. 

Na Toca do Urso de Ribeirão Preto as bebidas estão disponíveis em sistema de autosserviço para os amantes de cerveja. São 14 torneiras que servem estilos clássicos e novidades. Algumas são exclusivas do bar em Ribeirão Preto, como Gabiru, IPAçoca, Tripel com Laranja e Pimenta. O cliente escolhe a cerveja através de um cartão pré-pago e se serve com a quantidade desejada. 

Rafael Sena/iBahia

“A Toca do Urso é um sonho antigo, pensado desde a fundação da Colorado para unir tudo que valorizamos – especialmente juntar as pessoas. É a minha casa, a casa do Urso, uma extensão da nossa atual Cervejaria e espero que todos possam desfrutar bons momentos aqui”, completa Marcelo Carneiro. 

Rafael Sena/iBahia

Toca do Urso em Salvador
A Toca do Urso, aliás, já chegou a Salvador. Fica em uma extensão do restaurante Pereira, na Vila da Barra. Se era difícil encontrar todos os rótulos da Colorado na capital baiana, lá o consumidor poderá desfrutar de todos os sabores da Cervejaria. O Bar também contará com mais de 50 rótulos entre nacionais e importadas. O conceito é de uma beer cave, onde o cliente poderá entrar na câmara feita para escolher a cerveja que quer tomar. 

Rafael Sena/iBahia

Sobre a Colorado
A Colorado ousou há mais de 20 anos. Inventou de misturar malte e lúpulo com sabores legítimos brasileiros. Assim nascia as cervejas de café, rapadura, mel, mandioca, etc - veja aqui todos os rótulos no mercado. A ideia, segundo Marcelo, era explorar a riqueza do nosso país. Deu certo. Hoje o cardápio da Colorado conta com 12 rótulos. Em 2015 foi adquirida pela Ambev e aperfeiçoou seu processo de fabricação, mas Marcelo, que continua à frente da Cervejaria, garante que o processo de inovação e manutenção da essência da marca estão mantidos.

*Viajou para Ribeirão Preto a convite da Cervejaria