Gastronomia

Comece a semana em grande estilo: aprenda a fazer lasanha de carne seca

Prato oferece carboidratos, zinco, selênio e vitamina B, que são propriedades essenciais para o nosso organismo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já escolheu o que vai fazer no almoço amanhã? Comece a semana mandando bem na cozinha. Aposte em uma lasanha de carne seca para a refeição. O prato oferece carboidratos, zinco, selênio e vitamina B, que são propriedades essenciais para o nosso organismo. Confira a receita:

Foto: Divulgação / Vitarella

Ingredientes:

- 1 Pacote lasanha
- 1 Kg carne seca
- ½ kg queijo coalho
- ½ kg farinha de trigo
- 1 litro de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 300 g de muçarela
- 1 cebola média picada
- Coentro a gosto
- Sal a gosto


Modo de Preparo:

Molho branco:
Para fazer o molho branco, derreta a manteiga e misture com a farinha de trigo, depois jogue o leite aos poucos e, se quiser, pode colocar um pouco de sal, (lembrando que a manteiga já é salgada). Misture o leite até ficar na consistência de molho não muito grosso.

Recheio de carne seca:
Para fazer o recheio, corte a carne seca em pequenos pedaços e leve para fritar em óleo. Depois de frita, ela deve ser passada no liquidificador, pra ficar como uma paçoca. Depois de triturada, você pode refogá-la na manteiga, no coentro e na cebola. Em outro recipiente, rale o queijo coalho num ralador fino.

Montagem:
Cozinhe a massa só depois que o molho e o recheio estiverem prontos, para aproveitar a massa quente e para não correr o risco de grudar. Depois de tudo pronto e só montar as camadas, primeiro o molho numa forma refratária, logo depois a massa, a carne e o queijo e assim intercalando. Por fim coloque o queijo muçarela e leve ao forno para gratinar por uns 30 minutos.

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos