Gastronomia

Confira cinco motivos para adicionar cogumelos na sua dieta

Além de nutritivos, eles podem dar um toque especial nas suas receitas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Suculentos e cheios de benefícios para a saúde, os cogumeos caem cada vez mais no gosto dos brasileiros. No país, os mais os mais populares são o paris (ou champignon), o portobello, o shimeji e o shiitake, que podem ser consumidos refogados, crus, salteados e até mesmo secos. 

Além de possuírem uma ampla variedade de receitas,  a nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, afirma que o ingrediente adiciona fibras e minerais aos pratos. “Eles são alimentos muito versáteis na cozinha, pois vão muito bem em uma refeição diária ou em um prato mais elaborado. Também ajudam a cumprir algumas recomendações básicas para uma dieta equilibrada, conferindo ganhos nutricionais”, explica a especialista. 

Por ser um alimento com nutrientes importantes, Marilia listou cinco razões pelas quais os cogumelos merecem estar presentes nas refeições. Confira:

  • Fonte de fibras 

Os cogumelos são fonte de fibras alimentares essenciais para o bem-estar do organismo. As fibras estão ligadas a várias contribuições à saúde, incluindo o bom funcionamento do intestino, a diminuição do colesterol “ruim”. Além disso, fibras também ajudam a dar mais saciedade nas refeições. 

  • São deliciosos 

Além de nutritivos, os cogumelos também são muito saborosos. Por conter glutamato naturalmente, oferecem um sabor especial às preparações, conferindo o gosto umami. Esse gosto pode ser qualificado como profundo e duradouro devido à sensação prolongada que produz na boca. Alimentos ricos em umami são capazes de proporcionar muitos benefícios, entre eles, o aumento da salivação e o prolongamento do sabor, que interferem diretamente na aceitação alimentar, na manutenção da higiene bucal e na digestão de proteínas. 

  • Propriedades anti-inflamatórias 

Por conferirem propriedades antioxidantes, os cogumelos podem ajudar na diminuição de inflamações em todo o corpo. Os antioxidantes combatem os radicais livres, que contribuem para o envelhecimento precoce e o possível surgimento de doenças. 

  • Contêm minerais 

Os cogumelos contêm alguns minerais, como potássio e fósforo, e em menor quantidade zinco e magnésio. Incluir esses nutrientes na alimentação auxilia no bom funcionamento do organismo.  

  • UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.