Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Confira dicas e receitas fáceis para fazer um risoto perfeito

Prato italiano pode ser feito com três variedades de arroz

• 18/05/2014 às 14:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O risoto é um prato típico do norte da Itália, preparado com típos específicos de arroz. Três variedades são consideradas as melhores: o arbório, que produz um prato mais cremoso, o vianole nano, que proporciona um cozimento mais homogêneo, e o carnaroli, que dá um risoto mais firme.
A panela ideal para fazer risoto possui paredes altas e boca estreita e deve ser feita de um material que possibilite uma boa transmissão de calor. A temperatura do caldo usado também é muito importante para que o risotto fique perfeito - ele deve estar sempre bem quente. Mexer a panela constantemente é outro ponto fundamental. As especiarias devem ser acrescentadas durante a cocção, ao contrário das ervas frescas, que devem ser colocadas no risoto já cozido. Uma boa maneira de finalizar o prato é utilizar manteiga fria e queijo ralado. E não esqueça: o risoto sempre deve ser servido imediatamente após ser preparado.
Para acompanhar, o ideal são vinhos. Pratos com sabores fortes e marcantes devem ser harmonizadas com tintos, e pratos leves e suaves, com brancos.
Confira três receitas fáceis:
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/4 de xícara (chá) de azeite
1/2 xícara (chá) de cebola ralada
3 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1 litro de caldo de carne quente
1/2 xícara (chá) de queijo prato picado
1/2 xícara (chá) de queijo gorgonzola picado
1/2 xícara (chá) de mussarela picada
1/2 xícara (chá) de queijo ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o arroz e refogue até começar a grudar na panela. Tempere com o sal, adicione o vinho e, sem parar de mexer, acrescente o caldo de carne em conchas. Mexa até praticamente todo o líquido ser absorvido, para adicionar mais caldo. O arroz deve ficar macio, porém firme, e com aspecto de empapado. Junte os queijos em pedaços e mexa até eles derreterem. Polvilhe com a pimenta e sirva.
Ingredientes:
1 cebola média
1/2 xícara (chá) de manteiga
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
3/4 de xícara (chá) de vinho branco
1 litro de caldo de legumes
3 limões sicilianos
3 colheres (sopa) de queijo
Sal, pimenta-do-reino e parmesão ralado a gosto
Modo de preparo:
Refogue a cebola na manteiga e junte o arroz. Ponha o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o caldo de legumes, aos poucos, e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Verifique o sal e corrija, se necessário. Pouco antes de o arroz atingir o ponto de risoto, junte a casca de dois limões, cortada em tiras finas, as raspas da casca do terceiro e o suco dos três. Tempere com a pimenta e continue mexendo. Quando o arroz ficar cremoso, junte o queijo e misture bem. Acrescente parmesão e sirva em seguida.
Ingredientes:
1/4 de xícara (chá) de azeite
4 alhos-porós picados
150 g de linguiça fresca aberta e esmigalhada
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
1/2 litro de caldo de galinha fervente
1/4 de xícara (chá) de manteiga gelada
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Numa panela, aqueça o azeite em fogo alto. Junte o alho-poró e frite por 5 minutos. Adicione a linguiça e frite por mais 1 minuto. junte o arroz e deixe fritar por 1 minuto. Regue com o vinho tinto e mexa até evaporar o líquido. Acrescente uma concha do caldo, misture e deixe evaporar. Continue a acrescentar uma concha de caldo de cada vez conforme for secando, mexendo sempre. Cozinhe até o arroz ficar al dente. Tire do fogo, acrescente a manteiga e o queijo. Misture bem. Se desejar, enfeite com alho-poró. Sirva em seguida.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia