Gastronomia

Confira harmonizações surpreendentes com cerveja

A bebida alcoólica queridinha dos brasileiros vai bem até com doces

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Para quem acha que cerveja combina apenas com um bom churrasco ou petiscos, é bom abrir a cabeça para esta informação: a bebida queridinha dos brasileiros pode ser consumida com qualquer tipo de alimento – seja ele doce ou salgado. Ficou curioso? Confira algumas harmonizações surpreendentes desta bebida:


Cerveja com Doce:

Sobremesas e doces geralmente pedem cervejas com características de sabor e teor alcoólico mais fortes. Doces que levam chocolate, como brownie e mousse, caem bem com cervejas escuras, do estilo Porter, de acordo com a mestre-cervejeira da Ambev, Laura Aguiar. 

Cerveja com queijos:

Queijo e vinho combinam. Queijo e cerveja também. Segundo a mestre-cervejeira, nesse caso é necessário levar em conta a textura, teor de gordura e a complexidade de aromas e sabores dos queijos.

Queijos frescos, como minas frescal, ricota e mussarela de búfala, pedem cervejas que entreguem leveza, as dos tipos Pilsen e American Lage, por exemplo.

Cerveja com massa:

Nesse tipo de harmonização, precisa ser levado em conta o teor de gordura e complexidade de aromas e sabores do molho que acompanhará a massa. Vale também considerar o eventual recheio da massa e, caso seja de queijo, as dicas de harmonização anteriores referentes aos queijos devem ser levadas em consideração.