Gastronomia

Confira quatro receitas de pizzas saudáveis para fazer em casa

Confira os ingredientes e o passo a passo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Gosta de pizza, mas não quer sair da dieta? Você pode aprender a fazer pizzas deliciosas e saudáveis em casa. Pensando nisso, a Bio Mundo separou quatro receitas em diferentes versões pata todos os gostos. Confira os ingredientes e o passo a passo:

Pizza Vegana

Ingredientes

¾ xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de grão-de-bico
1/3 xícara de farinha de linhaça
½ xícara de fécula de batata
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento biológico seco
¾ de xícara de água morna
1 colher de sopa de azeite
sal a gosto

Modo de preparo: Em um recipiente, acrescente todas as farinhas, o fermento e o açúcar. Misture bem e adicione a água até que a massa fique homogênea. Se precisar, coloque um pouco mais de água. A massa precisa ficar um pouco grudenta. Acrescente o azeite e o sal e incorpore.

Tampe a massa com um pano de prato e deixe descansar até crescer e ficar com o dobro do volume. Vai levar entre 15 e 20 minutos. Modele a pizza em uma forma untada com óleo (aconselho untar a mão com óleo também) e asse em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 15 minutos. Retire do forno, coloque sua cobertura preferida e volte ao forno por mais uns 10 minutos.

Sugestões de coberturas: cogumelos salteados no azeite, shoyu e salsinha; tomates picados; sementinhas e manjericão salpicados por cima.

Mini Pizza de berinjela

Ingredientes

1 berinjela média
200g de mozarela light
100g de tomate cereja
½ de molho pronto
sal a gosto

Modo de preparo: Fatie a berinjela (com a casca) com mais ou menos 1,5cm de largura, e coloque numa assadeira levemente untada com margarina. Uma pitadinha de sal por cima de cada fatia cai bem! Depois, em cada fatia coloque uma colher cheia de molho. Cubra com a mozarela e os tomatinhos cereja cortados ou não. Uma ótima dica é cortá-los para incorporar mais o sabor. Por fim, salpique o orégano, e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos.

Pizza sem glúten

Ingredientes

1 maço de couve-flor
1 ovo
½ xícara de mozarela ou queijo parmesão
Sal, pimenta do reino e orégano a gosto

Modo de preparo: Primeiro, separe a couve-flor em buquês (somente a parte crespa) e lave em água corrente. Em um processador de alimentos, processe a couve (se preferir pode picar bem com uma faca). Depois de picada, leve ao micro-ondas por 3 minutos. Espere esfriar e misture a mozarela ralada ao ovo. Tempere com o sal, pimenta do reino e o orégano. Unte bem uma assadeira e modele a massa no formato de um disco de pizza. Leve para assar em forno preaquecido (230º) por aproximadamente 10 minutos ou até as bordas começarem a dourar. Por fim, retire do forno, cubra com os ingredientes de sua preferência e volte ao forno apenas para derreter o queijo.

Pizza doce integral

Ingredientes

1 tablete de fermento biológico
1 pitada de açúcar demerara
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farelo de aveia
Meia xícara (chá) de água (100 ml)
3 colheres (sopa) de leite
Meia colher (sopa) de óleo de coco
1 pitada de sal do himalaia

Cobertura:

1 gema
1 colher (sopa) de manteiga Ghee
meia xícara (chá) de açúcar demerara
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 e meia xícara (chá) de leite (300 ml)
4 bananas-nanicas, maduras, cortada em rodelas
meia colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo: Para a massa, em um recipiente grande coloque o fermento biológico e o açúcar, misturando até dissolver. Junte a farinha de trigo integral, o farelo de aveia, a água, o leite, o óleo e o sal. Amasse com as mãos até ficar homogêneo. Divida em 2 partes iguais, molde esferas e deixe-as descansar por 30 minutos, cobertas com um pano de prato limpo. Em uma superfície lisa, abra cada parte da massa entre dois plásticos com o auxílio de um rolo, em círculos de 25 cm de diâmetro. Transfira para duas formas de pizza, fure a superfície com um garfo e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos. Para a cobertura, coloque em uma panela média a gema, a margarina, o açúcar, reservando 1 colher (sopa) para polvilhar, o amido de milho. Cozinhe em fogo baixo, por 10 minutos, mexendo sem parar ou até encorpar. Retire do fogo e espere esfriar. Depois, espalhe sobre as massas, cubra com a banana e polvilhe com a canela previamente misturada ao açúcar reservado. Por fim, leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.