Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Confira seis dicas para fazer uma torta perfeita

Você já pode testar as dicas preparando uma torta de maçã

Redação iBahia • 05/02/2021 às 16:52 • Atualizada em 31/08/2022 às 9:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Cansada(o) de errar no preparo de tortas? A marca Finna listou seis passos essenciais para a massa, de recheio salgado ou doce, ficar mais saborosa. Você já pode testar as dicas preparando uma torta de maçã.

Torta de maçã (Foto: divulgação / Finna)


1 - Escolha uma forma apropriada

A massa da torta deve ser leve, folhada e dourada, então é necessário usar uma boa forma feita com um material que conduza bem o calor (cerâmica, porcelana e ferro). Assim, o calor será distribuído uniformemente, deixando a forma quente por mais tempo;

2 - Resfrie completamente a massa

Divida a massa no meio, molde cada uma formando dois discos e embrulhe-as em filme de PVC. Embora muitas receitas mandem levar a massa à geladeira por duas horas, é melhor refrigerá-la por oito horas, no mínimo, ou durante a noite. Desta forma, ela terá a consistência e viscosidade ideais;

3 - Retire a massa da geladeira quando necessário
Use apenas o necessário, pegando um disco de massa por vez. O que não for usar, coloque em um saco plástico próprio para congelar e leve ao freezer;

4 - Amacie
Estique a massa com o rolo cerca de dez vezes, o suficiente para torná-la macia para poder ser trabalhada;

5 - Enfarinhe levemente a superfície de trabalho e comece a abrir a massa

Vire-a várias vezes – antes que ela comece a rasgar –, espalhando um pouco de farinha no local para que não grude.

6 - Coloque na forma
Abra a massa em formato de disco (pizza) e, em seguida, coloque o rolo embaixo da massa. Transfira para a forma, arrumando a massa delicadamente. Em caso de excesso, recorte e massa que sobrar na borda da forma. Decore como preferir (com um garfo ou torcendo a borda para efeito decorativo).

Aprenda a fazer uma torta de maçã

Ingredientes:

Massa

- 2 xíc. (chá) de Farinha de Trigo (sem fermento)
- 4 col. (sopa) de açúcar refinado
- 1/2 col. (chá) de canela em pó
- 2/3 xíc. (chá) de margarina gelada
- 6 col. (sopa) de água gelada
- 1 gema para pincelar
- 2 col. (sopa) de açúcar cristal para polvilhar antes de assar

Recheio
- 8 maçãs gala ou fuji sem casca
- 3 col. (sopa) de farinha de trigo
- 2 col. (sopa) de suco de limão
- 1 pitada de noz-moscada
- 1 xíc. (chá) açúcar refinado
- 1/2 col. (chá) de canela em pó

Modo de Preparo:

Massa

- Misture a farinha, o açúcar, a canela e a margarina, Vá amassando com as pontas dos dedos até virar uma farofa grossa. O ideal é que fique com pedaços de margarina, não precisa ficar 100% uniforme.
- Adicione as água gelada aos poucos e sove até virar uma massa em forma de bola e desgrudar das mãos. Envolva a massa em plástico filme ou saco plástico e leve para a geladeira por 30 minutos.

Recheio
- Corte as maçãs ao meio, retire o miolo e fatie. Vá colocando as fatias de molho em água misturada com o suco de 1 limão, isso evita que fiquem escurecidas. Ao terminar, escorra bem e misture o restante dos ingredientes. É natural que as fatias de maçã se quebrem nesse processo de misturar, não faz mal.

Montagem

- Forre o fundo e a lateral interna de uma forma de 20 a 22 cm de diâmetro com a massa. Coloque o recheio. Se você notar que soltou muito líquido, despreze uma parte dele, mas pode colocar um pouco porque vai engrossar no cozimento devido à farinha presente na mistura.
- Para cobrir, abra a massa, corte algumas tiras e faça uma treliça (como um jogo da velha). Pincele gema e por cima polvilhe o açúcar cristal.
- Preaqueça o forno em 180ºC e leve para assar por aproximadamente 45 minutos. Este tempo pode variar bastante em função do tipo de forno que você possui, então fique de olho na coloração da massa.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia