Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Confira sete dicas para aproveitar as sobras das ceias de festas

Ideias são boas para um almoço bacana

Redação iBahia • 26/12/2018 às 8:39 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Depois daquela noite de mesa farta, as sobras continuam deliciosas, precisando apenas de boas ideias para virar um almoço bacana. Pedimos ajuda à chef Andrea Tinoco, do restaurante Pato com Laranja, para nos ajudar a aproveitar o que restou.
1. Peru, tender e lombinho
O que sobrar do peru do Natal serve para incrementar uma salada verde ou um sanduíche de frios nos dias seguintes. Simples e gostoso. O tender ou o lombinho podem ir para a mesa de Ano-Novo em um prato com lentilhas, ingrediente que é sempre bom ter na ceia de réveillon para garantir sorte no ano seguinte.
2. A partir do arroz, bolinhos
As sobras de arroz são ideais para bolinhos. Podem ser recheados com muçarela ou pernil, mas a verdade é que bolinho de arroz combina com o que houver na geladeira. Frite no óleo quente para ficar com a casquinha crocante e aproveite o abacaxi para fazer chutney.
3. Panetone na massa do doce
As sobras dos muitos panetones que compramos nesta época podem servir de massa base para uma terrine ou um rocambole de chocolate branco com frutas vermelhas. Para quem estiver sentindo overdose de panetone, a boa notícia é que a sobremesa pode ser congelada e servida semanas depois que as festas passarem.
4. Uma salada fresca
Uma clássica salada Waldorf pode ser o destino de nuts e frutas. A receita leva maçã, nozes, passas, presunto e aipo, tudo que sempre acaba ficando em potinhos na geladeira. Ela é servida fria, é bem leve e combina muito com o verão.
5. Sangria com vinhos e frutas
Sobrou vinho? Tinto, branco ou rosé, tanto faz, só não deixe que eles estraguem. Misture com frutas picadas e prepare uma refrescante sangria, com muito gelo e suco de limão. Além de mais leve, o drinque rende mais que o vinho puro.
6. O suco do pós pé na jaca
O abacaxi, que acaba fazendo parte de várias decorações de pratos, também pode ajudar naquela detox pós-festa. Prepare um suco digestivo batendo suas fatias com água de coco e gengibre. É bastante revigorante.
7. Bacalhau em novos pratos
Desfiar o bacalhau é uma boa opção para aproveitar o peixe de diferentes formas. Ele pode rechear um strudel folhado, virar um pudim salgado ou ser servido com natas, receita tradicional portuguesa com creme de leite fresco. Vai bem com tudo.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia