Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Confira sete dicas para preparar um café gourmet

Craque no assunto, o barista Léo Moço ensina os detalhes que fazem toda a diferença no resultado da bebida

Redação iBahia • 27/08/2018 às 18:44 • Atualizada em 27/08/2022 às 3:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O barista Léo Moço dá sete dicas para transformar aquele café simples de casa em uma bebida com sabor mais sofisticado. Do filtro à água, tudo influência no preparo. Vamos lá?
1) O filtro tem que estar zerado
Sempre escalde o filtro antes de passar o café. Desse modo, qualquer sabor que ele possa ter será eliminado, além de já esquentar a jarra. Para quem está na dúvida se usa filtro de pano ou de papel, eu indico a segunda opção. O filtro de pano é bem difícil de ser totalmente higienizado.
2) Água quente, sem ferver
É uma regra básica, mas muitos não praticam. Nunca use a água fervendo no preparo. Espere sempre de um a dois minutos após a fervura para passar o café. Assim, você evita a extração de sabores queimados e amargos. O resultado é um café naturalmente mais doce.
3) Café sempre sem açúcar
Cafés especiais devem ser tomados sem açúcar algum. Para se ter uma ideia, um sachê de açúcar de apenas 5 gramas elimina absolutamente todos os sabores presentes em uma xícara de um bom café. Pode ser difícil mudar o hábito, mas faz toda a diferença para quem pretende degustar uma bebida especial.
4) Grãos de café arábica
Não pode ser qualquer café. Opte por comprar cafés especiais 100% arábica, de preferência em grãos para serem moídos na hora. Muitas lojas já oferecem o serviço de moagem.
5) Pesos e medidas certos
Sempre use uma balança para medir a proporção de pó e de água no preparo. A medida ideal é de 1g de café para 10ml de água. Para uma manhã, vá de 20g de pó para 200ml de água que ficará ótimo.
6) Busque os mais frescos
Café também tem validade, sabia? Olhe sempre esse detalhe e lembre que quanto mais fresco, melhor. Os grãos oxidam rápido, então, para ter a potência máxima dele, é bom ficar atento a isso.
7) Para cada café, uma moagem
É preciso saber a moagem certa para cada tipo de método. Se for coado no papel ou no pano, use uma moagem média nos grãos. Se preferir um expresso, vá na moagem fina. Para as cafeteiras italianas, a moagem deve ser grossa. E, se for na cafeteira francesa, muito grossa.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia