Gastronomia

Confira uma receita simples de bolo de aipim para o São João

Entre os benefícios para a saúde, o aipim tem função oxidante, ajuda na proteção contra doenças cardíacas, além de ser uma fonte rica de carboidratos

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Conhecido como aipim ou macaxeira na maioria dos estados do Nordeste, a mandioca é um dos principais ingredientes da culinária junina típica da região. Entre os benefícios para a saúde, o aipim tem função oxidante, ajuda na proteção contra doenças cardíacas, além de ser uma fonte rica de carboidratos, vitamina B9, vitamina C, magnésio, manganês, cobre. Confira a seguir uma receita especial de bolo de aipim para o São João:

Ingredientes:

1 kg de aipim (mandioca ou macaxeira)

3 xícaras (chá) de açúcar

100 g de manteiga

200 ml de leite de coco

1 pacote de coco ralado desidratado e você pode utilizar um pacote de 100g ou mais, fica a seu gosto.

1 pitada de sal

1 xícara (chá) de leite

3 ovos

Obs:(Essa receita não vai fermento em pó)

 
Modo de preparo:

Descasque o aipim, lave-o sob água corrente e rale, usando um ralador grosso,ou pode triturar o aipim no liquidificador. Lembre-se de tirar o excesso de água do aipim ralado antes de adicioná-lo aos demais ingredientes. No liquidificador, coloque o aipim ralado ou triturado, o leite, o leite de coco e a manteiga. Bata tudo em velocidade média por 1 minuto. Acrescente o açúcar, o coco ralado e o sal e bata mais um pouco.Despeje o creme em uma forma redonda e untada com margarina e farinha de trigo asse em forno pré-aquecido, a 230ºC, por uns 45 minutos ou até que colocando o palito ele saia limpo. Espere esfriar um pouquinho e delicie-se.