Gastronomia

Vegano e saboroso: conheça os benefícios do leite de aveia

A alternativa é ideal para intolerantes à lactose

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Já ouviu falar no leite de aveia? Ele é uma ótima alternativa para quem apresenta algum tipo de alergia ou intolerância ao leite animal, segue a filosofia vegana ou apenas deseja diminuir o consumo de produtos de origem animal. A bebida ainda auxilia no fortalecimento do sistema imunológico na densidade nutricional. 

Esse tipo de leite se assemelha muito ao de orgem animal e por isso, pode ser substituir o leite “comum” na preparação de receitas como vitaminas e bolos. Ele é naturalmente adocicado e cremoso e também pode ser consumido diariamente. 

  • Benefícios do leite de aveia 

- Contém adição de cálcio que é importante para o funcionamento do intestino, coração e do sistema nervoso. Um copo de 200ml garante a ingestão de 40% do valor diário recomendado; 

- Por ser de origem vegetal, não apresenta colesterol; 

- Sua formulação não contém adição de óleos 

- A depender da marca escolhida, o produto dispensa soja, lácteos e conservantes. 

  • Contraindicações

A aveia é naturalmente livre de glúten, mas durante o processo a bebida pode ser contaminada quando processada com outros cereais, por isso é importante sempre consultar o rótulo. Se não houver risco de contaminação cruzada, os celíacos podem consumir essa bebida sem medo de passar mal depois.