Gastronomia

Coxinhas com sabores inusitados podem ser feitas em casa; confira receita

Se inspire na lanchonete que vende mais de 50 sabores do quitute e crie as suas próprias combinações

Redação iBahia (gastronomia@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Coxinha de bacon, estrogonofe, queijo e até de feijoada: é assim o cardápio da "Santa Coxinha - A Melhor Coxinha de São Paulo", lanchonete de São Paulo que vende 50 variedades diferentes do quitute. "A pessoa pode pedir qualquer coisa, se tiver na cozinha, eu faço", conta o cozinheiro Fernando Scarcella Miranda, conhecido como Matusa, em entrevista à Folha de São Paulo. “Tem gente, inclusive, que pede só de massa", conta.

Cada sabor de coxinha pode ser combinado com massa de batata ou de mandioca ou ser servida sem massa, envolta apenas em uma camada de catupiry. Para quem fica em dúvida, uma opção é a coxinha de três quilos, que reúne quase todos os ingredientes disponíveis na despensa.

Fazer como Matusa e criar sabores inusitados de coxinhas não é difícil. Tendo a massa tradicional como base, é possível criar diferentes combinações de recheio com o que tiver disponível na cozinha de casa. A massa é versátil e combina bem com frango, carne, peixe, embutidos, defumados, queijos... Confira a receita e solte a criatividade:




Ingredientes:

2 litros de água

1 kg de farinha de trigo

4 cubos de caldo de galinha de 45 g

2 conchas de óleo

Sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque em uma panela a água, o óleo, o caldo de galinha e o sal. Deixe ferver. Retire do fogo e logo em seguida coloque a farinha de trigo mexendo sem parar. Volte ao fogo mexendo até soltar do fundo da panela. Use a massa para envolver o recheio desejado e frite.